Doa Jacareí! Campanha convida população a doar sangue e refletir sobre o trânsito na cidade

Ação auxilia a manter banco de sangue abastecido e passa a ser mensal em janeiro

Acontece no próximo sábado (20), no Laboratório Municipal, a campanha ‘Doa Jacareí’. Além de permitir a doação de sangue sem precisar sair da cidade, uma das principais missões da campanha é incentivar a doação para o auxílio da recuperação e do tratamento das vítimas de acidentes de trânsito. A data foi escolhida por ser véspera do “Dia Mundial em Memória das Vítimas de Acidentes de Trânsito”, celebrado mundialmente no terceiro domingo de novembro.

Edinho Guedes, secretário de Mobilidade Urbana de Jacareí, destaca a importância do ato. “Em média, mais de 50% dos leitos da nossa Santa Casa ficam ocupados em decorrência de acidentes no trânsito. A gente precisa falar no assunto, alertar e ter o banco de sangue sempre abastecido”, disse.

A campanha, que é realizada há 11 anos, tem alta aceitação com a população e, para reforçar o compromisso dos jacareienses, passará a ser mensal, em janeiro de 2022, permitindo que o doador faça este ato de amor e empatia sem precisar sair da cidade. “É uma satisfação e uma conquista oferecer esta possibilidade. Uma vez por mês, o ‘Doa Jacareí’ vai se repetir e ajudar”, encerrou o secretário Edinho Guedes.

Como doar?

Ao todo, serão distribuídas 140 senhas, a partir das 7h, e não é necessária inscrição prévia. O doador precisa ter entre 16 e 69 anos, desde que a primeira doação tenha sido feita até os 60 anos, e pesar no mínimo 50 quilos. Os menores de idade devem estar acompanhados dos responsáveis legais, com documento.

O candidato à doação que teve Covid-19 pode doar 30 dias após o final dos sintomas. Mais informações estão disponíveis no site do serviço de Hematologia e Hemoterapia de São José dos Campos, clicando no endereço www.shhsjc.com.br.

Doa Jacareí

A campanha “Doa Jacareí” faz parte das ações propostas pela Secretaria de Mobilidade Urbana de Jacareí, em lembrança ao “Dia Mundial em Memória das Vítimas de Acidentes de Trânsito”, e que promoveu plantação de mudas de árvores e educação para os jovens, no último dia 12.

No sábado, a ação tem ainda a parceria da Câmara de Vereadores, Secretaria de Saúde, Laboratório Municipal e Hemocentro de São José dos Campos.

Doa Jacareí

– Sábado, a partir das 7h, no Laboratório Municipal, na Rua Tietê, Jardim Paraíba;

– Distribuição de 140 senhas;

– Mais informações e quem pode doar, clicando aqui.

Legenda: Campanha “Doa Jacareí” realizada em 2019