‘Dia do Consumidor’ é comemorado nesta quinta-feira

Escutar áudio do texto

Estar atento desde uma simples compra de um utensílio doméstico até a aquisição de um imóvel ou uma festa de formatura é uma atitude necessária para prevenir aborrecimentos. E para conscientizar as pessoas sobre os direitos na compra de qualquer produto é que foi criado o Dia do Consumidor, comemorado nesta quinta-feira (15).

Em Jacareí, o Procon vai manter sua rotina diária de atendimento, mas com enfoque na conscientização. Os consumidores que forem até a unidade fazer a reclamação também receberão, além do Guia de Defesa do Consumidor, cartilhas com orientações e dicas de viagens, compra de imóveis, encerramento de conta corrente, quitação de dívidas e consumo consciente.

Para a diretora do Procon, Amanda Máximo, a conscientização é o principal motivo para se comemorar o Dia do Consumidor. “O caráter conciliatório do Procon é fundamental, pois busca resolver o problema com o menor desgaste possível para o consumidor. Quanto mais informações a pessoa tem na hora de adquirir o produto, mais tranquila vai ser a compra. O consumidor tem muitos direitos que passam batidos por falta de informação”, diz.

A diretora comenta ainda que a data é importante não só para conscientizar quem compra o produto, mas para os fornecedores, que também devem prezar pelo bom atendimento. “O atendimento deixa tanto a desejar, que quando o consumidor consegue trocar uma mercadoria, por exemplo, acha que a loja está fazendo um favor. Quando na verdade isso é um direito”, explica.

Índices – O Procon de Jacareí funciona há 12 anos no mesmo endereço – Rua Alfredo Schürig, 300, Centro – e uma registra uma média mensal de 900 atendimentos. No ranking das reclamações estão empresas de TV por assinatura, operadoras de celular e bancos.

(Rosana Antunes/PMJ)