‘Dia D’! Jacareí abre Unidades de Saúde para ação especial do ‘Outubro Rosa’, no sábado (15)

Escutar áudio do texto

Unidades estarão abertas das 8h às 17h. Mulheres poderão agendar e realizar exames preventivos de câncer

A Prefeitura de Jacareí, por meio da Secretaria de Saúde, irá abrir as unidades de saúde (com exceção da UBS Central e Pagador Andrade), no próximo sábado (15), para uma ação especial da campanha ‘Outubro Rosa’. O objetivo é disponibilizar os serviços às mulheres que não conseguem se locomover até uma unidade durante a semana.

No ‘Dia D’, das 8h às 17h, mulheres entre 25 e 64 anos poderão agendar e realizar exames preventivos de câncer de colo de útero (Papanicolau) e, as acima de 40 anos, também poderão solicitar o exame de mamografia. Além disso, será realizada avaliação da saúde bucal, atualização da caderneta de vacinação, testagem rápida de IST/HIV e orientações gerais em saúde.

“É muito importante que as mulheres compareçam às unidades. Estamos fazendo esse ‘Dia D’ justamente para ampliar o acesso a todos os procedimentos oferecidos na campanha do ‘Outubro Rosa’, com foco nas mulheres que trabalham o dia todo durante a semana e não têm tempo de se dirigir até uma unidade. A prevenção é a melhor maneira para combater o câncer, por isso estamos unindo esforços para que o maior número de mulheres compareça”, explica Rosana Gravena, secretária de Saúde de Jacareí.

Mamografia

De acordo com o Ministério da Saúde, a mamografia de rastreamento do câncer de mama é recomendada para mulheres de 50 até 69 anos, sem sintomas de alterações da mama, e deve ser realizada a cada dois anos.

Em 2021, o município de Jacareí realizou 11.197 mamografias gratuitamente, por meio do SUS (Sistema Único de Saúde). Os procedimentos são realizados no Centro de Imagens do município e em parceria com o Hospital São Francisco de Assis.

Colo de Útero

A coleta do exame citopatológico do colo do útero (Papanicolau) é realizada diretamente nas unidades de saúde do município. Por meio dela, é possível detectar alterações celulares sugestivas de câncer de colo de útero e outras. É recomendada pelo Ministério da Saúde a realização deste exame a cada três anos, após dois exames negativos anuais consecutivos.

Em Jacareí, no ano de 2021, foram realizados 11.804 exames citopatológicos do colo do útero.

Legenda: Jacareí abre Unidades de Saúde para ação especial do ‘Outubro Rosa’, no sábado (15)