Outubro Rosa! Jacareí realiza ações de prevenção ao câncer de mama nas Unidades de Saúde durante todo o mês

Escutar áudio do texto

Neste mês, a Prefeitura de Jacareí, por meio da Secretaria de Saúde, promove a campanha de prevenção ao câncer de mama ‘Outubro Rosa’. Serão realizadas diversas atividades relacionadas à Campanha Nacional, promovida pelo Ministério da Saúde, nas unidades de saúde do município, com foco nas mulheres atendidas pelo SUS (Sistema Único de Saúde).

O objetivo da campanha é alertar as mulheres e a sociedade sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce da doença, que mata milhares de mulheres todos os anos no Brasil.

Ao longo do mês de outubro, mulheres entre 25 e 64 anos poderão realizar e agendar exames preventivos de câncer de colo de útero (Papanicolau) em todas as unidades de saúde, dependendo da disponibilidade de agenda. Além disso, para as mulheres acima de 40 anos, também será possível solicitar o exame de mamografia.

“Infelizmente, o câncer de mama é uma doença que acomete muitas mulheres no Brasil, e que pode levar à morte. Porém, é uma doença que tem tratamento e, se diagnosticada cedo, tem grandes chances de cura. Por isso, a campanha do ‘Outubro Rosa’ é muito importante. Precisamos incentivar as mulheres a realizar os exames periodicamente, para que vidas sejam salvas”, explica Rosana Gravena, secretária de Saúde de Jacareí.

Dia D

No dia 15 de outubro, das 8h às 17h, será realizado o ‘Dia D’ de prevenção ao câncer de mama e de valorização à saúde da mulher, em Jacareí. Todas as unidades de saúde estarão abertas (exceto UBS Central e Pagador Andrade), realizando exames preventivos de câncer, avaliação da saúde bucal, atualização da caderneta de vacinação e testagem rápida de IST/HIV, além de orientações gerais em saúde. O objetivo é aumentar o acesso das mulheres aos serviços ofertados pela Secretaria de Saúde.

Mamografia

De acordo com o Ministério da Saúde, a mamografia de rastreamento do câncer de mama é recomendada para mulheres de 50 até 69 anos, sem sintomas de alterações da mama, e deve ser realizada a cada dois anos.

Em 2021, o município de Jacareí realizou 11.197 mamografias gratuitamente, por meio do SUS (Sistema Único de Saúde). Os procedimentos são realizados no Centro de Imagens do município e em parceria com o Hospital São Francisco de Assis.

Colo de Útero

A coleta do exame citopatológico do colo do útero (Papanicolau) é realizada diretamente nas unidades de saúde do município. Por meio dela, é possível detectar alterações celulares sugestivas de câncer de colo de útero e outras. É recomendada pelo Ministério da Saúde a realização deste exame a cada três anos, após dois exames negativos anuais consecutivos.

Em Jacareí, no ano de 2021, foram realizados 11.804 exames citopatológicos do colo do útero.

Dados no Brasil

De acordo com o Inca (Instituto Nacional do Câncer), no Brasil, excluindo os tumores de pele não melanoma, o câncer de mama é o mais incidente em mulheres de todas as regiões, com taxas mais altas nas regiões Sul e Sudeste. Para o ano de 2022, foram estimados 66.280 novos casos, o que representa uma taxa ajustada de incidência de 43,74 casos por 100 mil mulheres.

Já o câncer do colo do útero, também excluindo os tumores de pele não melanoma, é o terceiro tipo de câncer mais incidente entre mulheres no país. Para o ano de 2022, foram estimados 16.710 casos novos, o que representa uma um risco considerado de 15,38 casos a cada 100 mil mulheres.

Legenda: Jacareí realiza ações de prevenção ao câncer de mama nas Unidades de Saúde durante todo o mês