‘Dia D’! Jacareí abre Unidades de Saúde para ação especial do ‘Novembro Azul’, no sábado (19)

Escutar áudio do texto

A Prefeitura de Jacareí, por meio da Secretaria de Saúde, irá abrir as unidades de saúde (com exceção da UBS Central), no próximo sábado (19), para uma ação especial da campanha ‘Novembro Azul’. O objetivo é disponibilizar os serviços aos homens que não conseguem se locomover até uma unidade durante a semana.

No ‘Dia D’, das 8h às 17h, homens acima de 50 anos poderão solicitar o exame de PSA (Antígeno Específico da Próstata), a fim de detectar precocemente alterações da próstata, além de realizar exames preventivos de câncer, avaliação da saúde bucal, atualização da caderneta de vacinação, testagem rápida de IST/HIV e, também, receber orientações gerais em saúde.

“Estamos reforçando a campanha com o ‘Dia D’ para incentivar que os homens compareçam às unidades de saúde. É fundamental que deixem o preconceito de lado e façam os exames preventivos. O câncer de próstata mata, mas, se diagnosticado precocemente, tem grandes chances de cura”, explica Rosana Gravena, secretária de Saúde.

Sintomas do Câncer de Próstata

O tumor de câncer na próstata, se tratado no início, tem amplas possibilidades de cura. Os sintomas começam pela dificuldade de urinar, podendo chegar até o ponto de não conseguir mais, além do comprometimento dos ossos do corpo e fratura patológica (sem necessidade de traumas).

Mesmo na ausência de sintomas, homens a partir dos 45 anos com fatores de risco, ou 50 anos sem estes fatores, devem ir ao urologista para conversar sobre o exame de toque retal, que permite ao médico avaliar alterações da glândula, como endurecimento e presença de nódulos suspeitos, e sobre o exame de sangue PSA.

Legenda: Jacareí abre Unidades de Saúde para ação especial do ‘Novembro Azul’, no sábado (19)