‘Dia D’: Jacareí abre Unidades de Saúde para ação especial do Mês da Mulher, no sábado (11)

Escutar áudio do texto

Unidades estarão abertas das 8h às 17h. Mulheres poderão agendar e realizar exames preventivos de câncer

A Prefeitura de Jacareí, por meio da Secretaria de Saúde, irá abrir as unidades de saúde (com exceção da UBS Central), no próximo sábado (11), para uma ação especial de valorização à saúde da mulher, em comemoração ao ‘Mês da Mulher’. O objetivo é disponibilizar os serviços às munícipes que não conseguem se dirigir até uma unidade durante a semana.

No ‘Dia D’, das 8h às 17h, mulheres entre 25 e 64 anos poderão agendar e realizar exames preventivos de câncer de colo de útero (Papanicolau) e, as acima de 40 anos, também poderão solicitar o exame de mamografia. Além disso, será realizada avaliação da saúde bucal, atualização da caderneta de vacinação, testagem rápida de IST/HIV e orientações gerais em saúde.

“Nosso objetivo, durante todo o mês da mulher, é ampliar o acesso das mulheres à saúde pública. Estamos fazendo o ‘Dia D’ em um sábado, com foco nas mulheres que trabalham o dia todo durante a semana e não têm tempo de ir até uma unidade. Realizar os exames e consultas periodicamente é a melhor maneira de prevenir doenças, por isso, estamos fazendo essa força-tarefa para que o maior número de mulheres compareça”, explica Rosana Gravena, secretária de Saúde de Jacareí.

Mamografia

De acordo com o Ministério da Saúde, a mamografia de rastreamento do câncer de mama é recomendada para mulheres de 50 até 69 anos, sem sintomas de alterações da mama, e deve ser realizada a cada dois anos.

Em 2020, o município de Jacareí realizou 8.219 mamografias gratuitamente, por meio do SUS (Sistema Único de Saúde). Em 2021, foram 11.197 exames, o que caracteriza um aumento de 36%. Já em 2022, o aumento foi de pouco mais de 5%, com 11.816 procedimentos realizados.

As mamografias são realizadas no Centro de Imagens do município e em parceria com o Hospital São Francisco de Assis.

Colo de Útero

A coleta do exame citopatológico do colo do útero (Papanicolau) é realizada diretamente nas unidades de saúde do município. Por meio dela, é possível detectar alterações celulares sugestivas de câncer de colo de útero e outras. É recomendada pelo Ministério da Saúde a realização deste exame a cada três anos, após dois exames negativos anuais consecutivos.

Em Jacareí, no ano de 2020, foram realizados 9.760 exames citopatológicos do colo do útero. Em 2021, esse número aumentou quase 21%, com 11.804 procedimentos realizados. Já em 2022, foram 12.652 exames, representando um aumento de mais 7%.

Legenda:  ‘Dia D’! Jacareí abre Unidades de Saúde para ação especial do Mês da Mulher, no sábado (11)