A Prefeitura de Jacareí, por meio da Secretaria de Saúde, está promovendo a Campanha Especial de Saúde da Mulher durante o mês de março. A ação é realizada para celebrar o Dia da Mulher, comemorado internacionalmente no dia 8, data que remete à ideia de autocuidado e empoderamento feminino.

Ao longo do mês, todas as Unidades de Saúde estarão envolvidas em atividades relacionadas à manutenção da saúde da mulher e prevenção de doenças. As mulheres entre 25 e 64 anos poderão agendar e realizar exames preventivos de câncer de colo de útero (Papanicolau) e, as acima de 40 anos, também poderão solicitar o exame de mamografia. Além disso, será realizada avaliação da saúde bucal, atualização da caderneta de vacinação, testagem rápida de IST/HIV e orientações gerais em saúde.

“Os cuidados com a saúde da mulher devem acontecer o ano todo. Em março, devido ao Dia da Mulher, estamos intensificando a divulgação e fazemos a busca ativa, para tentar atrair mulheres que não fizeram exames ou consultas nos últimos anos. Muitas doenças possuem tratamento se diagnosticadas precocemente. A prevenção é a melhor maneira para combatê-las”, explica Rosana Gravena, secretária de Saúde de Jacareí.

Dia D

No dia 11 de março, das 8h às 17h, será realizado o ‘Dia D’ de valorização à saúde da mulher, em Jacareí. Todas as unidades de saúde estarão abertas (exceto UBS Central), realizando exames preventivos de câncer, avaliação da saúde bucal, atualização da caderneta de vacinação e testagem rápida de IST/HIV, além de orientações gerais em saúde. O objetivo é aumentar o acesso das mulheres aos serviços ofertados pela Secretaria de Saúde.

Legenda: Prefeitura de Jacareí promove Campanha Especial de Saúde da Mulher durante o mês de março