‘Dia D’ abre semana de mobilização contra a dengue neste sábado (8), em Jacareí

Escutar áudio do texto

Atividades têm como objetivo reforçar conscientização para prevenir surgimento de criadouros do mosquito

A Prefeitura de Jacareí, por meio da Secretaria de Saúde, realiza neste sábado (8) o ‘Dia D’ de mobilização contra a dengue. A iniciativa, coordenada pelo Governo do Estado de São Paulo, representa a abertura de uma semana dedicada à intensificação das atividades educativas e de combate aos criadouros do mosquito Aedes aegypti (confira a programação completa abaixo).

Durante o sábado, estão previstas ações de acolhimento de denúncias e orientações para a população, além da presença de um mascote do mosquito para entreter e conscientizar as crianças sobre o tema, desde cedo. Já durante a semana, estão previstas vistorias em imóveis e monitoramento via drone. As atividades buscam alertar sobre o risco de transmissão da doença.

“Estamos diante de um momento bastante decisivo para o surgimento de criadouros, com a proximidade do aumento da temperatura, da umidade e das chuvas. Precisamos estar todos atentos e cautelosos quanto às medidas de prevenção para preservarmos vidas”, afirmou a secretária de Saúde, Aguida Fernandes.

Confira a programação completa:

Sábado (8): Dia D contra a dengue

  • Das 8h às 13h: Mercado Municipal (R. Dr. Lúcio Malta, 295 – Centro);
  • Das 8h às 10h: Parque da Cidade (Av. Eng. Davi Monteiro Lino, 489 – Centro);
  • Das 10h às 15h: Pátio dos Trilhos (Praça Raul Chaves, 531 – Jardim Pereira do Amparo).

De segunda (10) a sexta-feira (14): Visita casa a casa

  • Bairros: Parque Santo Antônio e Jardim Paraíba.

Terça-feira (11) e quinta-feira (13): Monitoramento com drones

  • Bairros: Parque Santo Antônio e Jardim Paraíso.

Análise de Densidade Larvária

As ações acompanham ainda a conclusão da 4ª Avaliação de Densidade Larvária de 2025, cujo resultado foi de Índice de Breteau (IB) de 1,1 para Aedes aegypti. O cenário indica a necessidade de alerta. A ADL é uma pesquisa que visa identificar e quantificar a ocorrência de larvas do mosquito em uma determinada área ou no município, em geral. No total, foram 3.031 imóveis vistoriados, distribuídos em 503 quarteirões.