Defesa Civil acompanha áreas de atenção em Jacareí

Escutar áudio do texto

Desde a noite do último sábado (21), agentes da Defesa Civil e assistentes sociais da Prefeitura de Jacareí, estão no bairro Rio Comprido monitorando e prestando atendimento aos moradores que tiveram suas residências afetadas pelas fortes chuvas do último final de semana.

Ao todo, três casas foram interditadas, duas em decorrência das chuvas que atingiram 72 milímetros no acumulado dos últimos três dias e uma por problemas estruturais. Outras duas residências foram afetadas pela água, mas seguem monitoradas sem maiores danos.

Durante o final de semana, as secretarias de Assistência Social e Infraestrutura também estiveram no bairro dando suporte às famílias e orientando os moradores.

O gerente da Defesa Civil, José Donizete Martins Toledo reforça que “o bairro está sendo monitorado e que todas as ações emergenciais estão sendo tomadas para minimizar o impacto das chuvas”. Ainda de acordo com o gerente, “cuidados devem ser tomados para evitar alagamentos, como a limpeza de calhas e telhados, lembrando sempre a população que o cuidado para não acumular lixo ou entulho, é essencial. É importante destacar que, havendo qualquer emergência o cidadão deve entrar em contato pelo telefone da Defesa Civil.

Monitoramento

Na cidade, quatro equipamentos de pluviometria (ferramenta de estudo da distribuição das chuvas em determinadas épocas e regiões), estão espalhados e de acordo com a Defesa Civil, embora o volume das chuvas tenha sido alto nos últimos dias, os números permanecem dentro da normalidade.

Atendimento

A Secretaria de Assistência Social e a Defesa Civil realizaram a doação de colchões e orientaram os moradores sobre os perigos da leptospirose. Além disso, as famílias que residem no local foram cadastradas pela Secretariade Assistência Social e seguem recebendo o atendimento.

Serviço:
Defesa Civil: 199

Funcionamento: 24 horas por dia

(Marcio Moura/PMJ)