Atividades interativas com orientações práticas e exemplares reais conscientizam sobre cuidados com animais peçonhentos e infectados

A Prefeitura de Jacareí, por meio da Vigilância em Saúde, promoveu nesta sexta-feira (23), uma ação educativa na EMEI Guaraci da Rocha Simplício, no bairro Jardim Dora. O objetivo foi orientar crianças, professores e funcionários, sobre a prevenção de doenças transmitidas por animais, o que fazer para evitar acidentes e onde procurar atendimento, caso ocorram, por meio de atividades realistas, lúdicas e interativas.
Mais de mil crianças, pais e funcionários participaram das ações já realizadas no Complexo Educacional Paulo Freire, EMEF Décio Moreira, empresa Parker e EMEI Guaraci da Rocha Simplício. Outros locais também receberão os Agentes de Zoonoses, ao longo do ano.
Prevenção Desde a Infância
A equipe da Vigilância de Zoonoses abordou doenças como a leishmaniose (transmitida por mosquitos-palha infectados), a febre maculosa brasileira (transmitida pelo carrapato-estrela) e a raiva (transmitida pela saliva de animais infectados, por mordidas ou arranhaduras).
Além disso, as crianças também foram alertadas sobre os perigos de escorpiões, cobras e aranhas, aprendendo a reconhecê-los e a se manterem seguras. Durante a atividade, puderam observar de perto animais empalhados, o que reforçou de forma visual e educativa, o cuidado necessário ao encontrá-los em casa, na escola ou em qualquer ambiente.
Conscientização Que Protege Vidas
A secretária de Saúde, Aguida Fernandes, destaca a importância de ações como essa: “conscientizar desde cedo é a chave para a prevenção. Ao ensinar as crianças de forma prática e participativa, criamos uma rede de proteção que se estende para dentro das casas e da comunidade. Essa ação vai além da escola — ela fortalece a saúde pública como um todo”.
A Prefeitura reforça que as ações de educação em saúde são contínuas e fundamentais para prevenir riscos e promover o bem-estar da população desde os primeiros anos de vida.
Em caso de ocorrências envolvendo acidentes com animais (picadas, mordidas ou arranhaduras), a pessoa deve ser levada imediatamente à UPA Dr. Thelmo de Almeida Cruz, na Av. Engenheiro Davi Monteiro Lino, S/N – Centro. Para mais informações, entre em contato com a Vigilância em Saúde, por meio do telefone (12) 3955-9623.