Conselho Municipal de Promoção da Igualdade Racial (CMPIR) completa um ano nesta quarta (27)

O Conselho Municipal de Promoção da Igualdade Racial (CMPIR) completa um ano de existência nessa quarta (27). Na última terça-feira (26), durante a reunião dos membros do Conselho, teve um momento especial para comemorar a data, no Auditório do Paço Municipal de Jacareí.

A composição do Conselho Municipal de Promoção da Igualdade Racial é paritária, entre o Poder Público e a Sociedade Civil, e é constituído por 14 membros e seus respectivos suplentes, que foram nomeados e empossados, com a formação de sete representantes do Poder Público Municipal e sete representantes da Sociedade Civil Organizada.

Objetivos

A finalidade do Conselho é deliberar sobre as políticas públicas, que promovam a igualdade racial, para combater a discriminação étnico-racial, e reduzir as desigualdades sociais, econômicas, políticas e culturais, atuando no monitoramento e fiscalização dessas políticas públicas setoriais, em atenção às previsões do Estatuto da Igualdade Racial.

O Conselho tem representantes dos seguintes segmentos: Movimento Negro (Coletivo de Mulheres Nandi), Organização de Defesa das Mulheres (ONG Espaço Mulher), Entidades Religiosas de Matriz Africana (Terreiro de Umbanda Irmãos do Axé Templo de Umbanda e Pajelança do Caboclo Terra Úmida – Ilé Àsé Funfun Ajàgúnà) e Entidades Culturais nas diversas modalidades (Grêmio Recreativo e Cultural Escola de Samba Unidos do Álcool e Projeto Ônix Cultural Educativa Social).

“Nós, os Conselheiros, conduzimos este primeiro ano de forma coletiva e respeitosa com todas as pessoas. Sabemos dos nossos desafios, da necessidade diária de trazer a pauta de igualdade racial em todos os espaços, e entendemos que as ações afirmativas são os caminhos a serem percorridos, para que a reparação histórica aconteça, e assim tenhamos um país justo, seguro, democrático e com oportunidade para todas as pessoas”, afirmou Girlaine Dias, presidente do Conselho Municipal de Promoção da Igualdade Racial de Jacareí.

Legenda: Última reunião do Conselho Municipal da Promoção de Igualdade Racial no Paço Municipal