Conheça Theodoro, o pitbull que encontrou uma nova família por meio do Adote!, o site de adoção animal da Prefeitura de Jacareí

Silvio e o cão Theodoro, olhando para o novo dono, Claudiney

Criado para encurtar distâncias entre as pessoas e os pets do Abrigo Transitório de Animais de Jacareí, o site Adote! vem crescendo em engajamento e alcance desde seu lançamento, no fim de maio. Foi por meio dele que Theodoro, um pitbull branco que já estava há dois anos no espaço, teve a chance de ser adotado por uma nova família.

Trata-se do casal formado pelo Claudiney e Valdenuzia, que por muitos anos tiveram um outro cãozinho de nome Theodoro, no caso um shitzu, que alegrava a casa, no Parque Santo Antônio. “Ele era muito divertido e amado, mas com a idade, a gente sabia que alguma hora ele iria partir. Demorou um tempo para superar, mas quando vimos no site um cachorro com o mesmo nome, foi um sinal, e eu tinha um sonho de ter um cão de porte maior”, explica Claudiney, que foi buscar em definitivo o “novo” Theodoro na sexta-feira (23), depois de passar pelo processo de adoção.

Veterinária Fátima Saulytis, Claudiney (novo dono), Antônio, Silvio e Theodoro

A veterinária Fátima Saulytis, que trabalha no abrigo, explica que todos os animais são entregues em excelente condição clínica, enquanto o novo tutor assina um termo de guarda responsável. “É uma troca. A gente faz nossa parte, transmite os cuidados necessários, entrega a carteira de vacinação em dia. O tutor também é ouvido e, em muitos casos, nossa equipe visita o novo lar, para ajudar na adaptação do espaço”. Por se tratar de um pitbull, foi observado que a casa do casal Claudiney e Valdenuzia tinha espaço suficiente para que o cão pudesse correr e brincar e, ainda, verificar eventuais rotas de fuga.

Cuidado e Compromisso

Conhecidos pelo carinho com os animais do abrigo, os tratadores Antônio e Silvio, cumprem papel fundamental na rotina do lugar. Foram eles, inclusive, quem devolveram a paz para o Theodoro, que foi resgatado pelo corpo de bombeiros de Jacareí por ser vítima de maus tratos. “Ele chegou aqui extremamente assustado. Aos poucos, com muito afeto e calma, passou a conviver bem conosco e com os outros pets. Agora ele vai para um lar, receber e dar carinho. Estamos todos muito felizes que o nosso trabalho vai para o site que permitiu este encontro”, diz Antônio.

Carteira de vacinação do Theodoro

A decisão de ter um espaço exclusivo para adoção é facilitar o compartilhamento das fotos de cães e gatos, aumentando o engajamento e fazendo com que mais pessoas saibam como adotar. No momento, são mais de 50 pets aptos para serem adotados, em um trabalho que conta também com a parceria de ONGs da cidade, além dos protetores independentes.

“Os pets são entregues castrados, microchipados, vermifugados e vacinados. Adotar é um ato de amor, sem falar que, a cada animal adotado, abre espaço para que a diretoria possa acolher um outro, permitindo uma nova chance do animal resgatado encontrar uma família”, encerra Joelma Prilips, diretora de Proteção Animal de Jacareí.

Clique aqui para ver todos os animais disponíveis no ‘Adote!’. Ajude também compartilhando as fotos dos animais e convidados os amigos e amigas para acessar. O endereço é www.jacarei.sp.gov.br/adote.

Legenda: Theodoro e Claudiney, no momento da adoção; Veterinária Fátima Saulytis com a carteira de vacinação de Theodoro; Equipe do Abrigo Transitório de Animais de Jacareí