‘Coletivo & Comunidade’ é o tema da Semana Lixo Zero de 2022, em Jacareí

Programação entre os 21 e 27 de outubro tem ações em escolas, praças, biblioteca, mutirões de limpeza, entre outras

A Prefeitura de Jacareí, por meio Secretaria de Meio Ambiente & Zeladoria Urbana de Jacareí, e de seu Núcleo de Educação Ambiental e da Diretoria de Sustentabilidade & Educação Ambiental, promove, a partir de sexta-feira (21), a Semana Lixo Zero 2022, com diversas ações por todo o município, em parceria com o Instituto Lixo Zero Jacareí e a empresa de sustentabilidade Metamorphosis Transformando Ambientes.

Neste ano, o tema escolhido é “Coletivo & Comunidade”, e busca empoderar a sociedade para mudar sua relação com os recursos naturais, difundindo o conceito ‘Lixo Zero’, mobilizando pessoas, organizações e comunidades para aderirem às práticas deste conceito.

“Não existe jogar fora. É um único planeta. A gente precisa ter a consciência do impacto das nossas ações. Quando um descarte é realizado, ele não tem fim. Então, entender esta cadeia, o ciclo e se comprometer com ela de verdade é o caminho”, explica Carolina Xavier, diretora de Sustentabilidade & Educação Ambiental de Jacareí.

Os agentes da sociedade civil foram chamados a participar, por meio de formulário, para que as pessoas e entidades se inscrevessem propondo ações ou atividades, construindo junto com a SMAZU o calendário da “Semana Lixo Zero 2022”. Foram diversas adesões e boa parte delas vai ocorrer dentro das escolas, para os alunos, sendo semente para o futuro. Além disso, uma variada programação aberta ao público foi desenhada.

Veja, a seguir, detalhes e como participar.

Programação “Semana Lixo Zero Jacareí – 2022”

Dia 21/10

“Pit Stop de Conscientização”

Das 9h30 às 11h30 e das 14h às 16h

Local: Semáforos da Praça Raul Chaves e Avenida Senador Joaquim Miguel

Realização: Diretoria de Sustentabilidade e Educação Ambiental

“Orientação de Descarte de Resíduos”

A partir das 13h

Dia 22/10

“Mutirão de Limpeza e ações de sustentabilidade”

A partir das 9h20

Local: Praça Presidente Kennedy, Jardim Flórida

Realização: Projeto Conexão Cultural e Suinã Instituto Sócio Ambiental

Oficina “Plantio de sementes em rolinho de papel”

A partir das 9h

Dia 23/10

“Viver o Viveiro – com atividades diversas sobre consumo consciente e descarte correto”

Das 9h às 17h

Local: Viveiro Municipal Seo Moura

Realização: Diretoria de Sustentabilidade e Educação Ambiental

“Plantio de mudas em garrafas pet”

A partir das 9h

Dia 24/10

“Corrente do Bem” – Sugestões para a comunidade local e pais de alunos sobre consumo consciente, destinação e correto descarte

A partir das 7h30

Local: Avenida Dante Siani – Jardim Santa Marina

Realização: EMEI Zilda Arns

Dia 25/10

“27ª Diálogos ProMEA em Ação”

A partir das 14h

Local: Eco Parque (Auditório da Concessionária Ambiental)

*Participação mediante inscrição pelo telefone (12) 3953-6822

Dia 26/10

“Drive Thru de Eletroeletrônicos”

Das 9h às 18h

Local: Em frente ao portão principal do Parque da Cidade

“Blitz educativa”

A partir das 8h30

Local: Rodovia Euryale de Jesus Zerbini

Realização: EMEF José Éboli

Dia 27/10

“Dança Circular – Limpeza interior”

A partir das 18h

Local: Parque da Cidade

Focalizadora: Rosemeire Sarto, em parceria com Diretoria de Sustentabilidade e Educação Ambiental.

Histórico

Com a proposta aprovada na Câmara Municipal de Jacareí, em 2020, a Semana Municipal do Lixo Zero entrou oficialmente para o calendário da cidade. Segundo Patricia Juliani, atual chefe de Gabinete da Prefeitura e autora do projeto, enquanto vereadora, o objetivo é proporcionar ambientes para discussão e conscientização sobre a temática dos resíduos sólidos no município e envolver iniciativa privada, sociedade civil, Poder Público e população em geral. “A gestão Lixo Zero é quando não ocorre geração de lixo. Ou seja, não existe mistura de resíduos recicláveis, orgânicos e rejeitos, sendo todo o descarte realizado de maneira sustentável”, encerra Patricia.

Legenda: Semana Lixo Zero faz parte do calendário oficial de Jacareí