Cidade Saudável! Projeto incentiva grupo de mulheres a serem empreendedoras em Jacareí

Um grupo de 15 mulheres, do bairro Igarapés, na região oeste de Jacareí, está participando de um projeto do Programa Cidade Saudável, chamado ‘Comunidade Empreendedora’. Por meio do artesanato, elas estão aprendendo a gerar renda e gerenciar o próprio negócio.

Os encontros acontecem semanalmente, no salão da igreja Santa Teresinha do Menino Jesus, com orientação de profissionais da Prefeitura de Jacareí, por meio das secretarias de Saúde e de Desenvolvimento Econômico. Lá, elas aprendem a melhorar a capacidade de gestão e a aprimorar a capacidade de captar e ampliar a rede de clientes. A previsão é de que as atividades continuem até o final de setembro.

“Estamos trabalhando em três frentes com essas mulheres: a inclusão produtiva, o desenvolvimento humano e a qualificação técnica. Com isso, ensinamos a elas que é possível fazer do artesanato um negócio, que irá gerar renda e, também, uma certa autonomia financeira para elas”, explica Daniela Cambuzano, assessora da Secretaria de Desenvolvimento Econômico de Jacareí.

Oficinas Terapêuticas

O grupo de mulheres participa, também, das oficinas de artes terapêuticas, na Unidade Municipal de Saúde da Família (UMSF) do bairro Igarapés, onde as alunas aprendem a fazer os artesanatos. As oficinas são desenvolvidas para trabalhar ocupação, convivência e saúde mental das pacientes, com foco na terceira idade.

“Esse é um importante projeto do Cidade Saudável. Conseguimos trabalhar, intersetorialmente, para ajudar essas mulheres. Além de participarem das oficinas terapêuticas, quando cuidam da saúde, elas também estão aprendendo a criar seus próprios negócios, a serem independentes financeiramente. Vamos seguir identificando todas as oportunidades possíveis para unir esforços e seguir proporcionando melhor qualidade de vida aos jacareienses”, explica Rosana Gravena, secretária de Saúde de Jacareí.

Legenda: Projeto incentiva grupo de mulheres a serem empreendedoras, em Jacareí