Cerca de 200 pessoas participam de XIII Conferência Municipal de Assistência Social sobre o SUAS

Com o tema “Reconstrução do SUAS: O SUAS que temos, o SUAS que queremos”, foi realizado nos dias 26 e 27, a XIII Conferência Municipal de Assistência Social, com debates e discussões entre o poder público e a sociedade civil. Os dois dias do evento reuniram um total de 200 pessoas.

Foram votados oito delegados para representar o município na 13ª Conferência Estadual de Assistência Social, que será realizada no período de 16 de agosto a 16 de outubro deste ano. São quatro representantes do poder público, dois representantes dos usuários, um dos trabalhadores sociais e um das Organizações da Sociedade Civil (OSC).

No primeiro dia da conferência (26), a assistente social Stella Ferreira, palestrou sobre o Sistema Único de Assistência Social (SUAS), entre os técnicos e os usuários do serviço, no auditório da Secretaria de Educação. A vice-prefeita e secretária de Saúde, Rosana Gravena, também prestigiou a conferência. Já no segundo dia (27), no Complexo Educacional Paulo Freire, a secretária de Assistência Social, Patricia Juliani, apresentou os avanços e as metas até 2025.

O objetivo da iniciativa, organizada pelo Conselho Municipal de Assistência Social e apoiada pela Secretaria de Assistência Social, foi conferir os trabalhos realizados, além de propor melhorias, mudanças e ações. Neste ano, os assuntos discutidos foram divididos em cinco eixos: financiamento; controle social; articulação entre segmentos; serviços; programas e projeto; benefícios e transparência de renda.

“Por meio do diálogo entre os trabalhadores sociais e OSCs (Organizações da Sociedade Civil), os usuários podem questionar os serviços de forma democrática. Isso faz com que a gente avance nos trabalhos sociais, na melhoria da qualidade dos equipamentos e, com certeza, na evolução no Sistema Único de Assistência Social, o SUAS, na cidade de Jacareí”, destacou a secretária Patricia Juliani.

Legenda: Primeiro dia do evento, com a participação da assistente social Stella Ferreira, que palestrou sobre o Sistema Único de Assistência Social (SUAS)