Campanha Maio Amarelo começa oficialmente em Jacareí com divulgação de dados e cronograma de atividades

Evento realizado na noite de terça-feira (3), no Senai Jacareí, marcou oficialmente o início da campanha “Maio Amarelo” no município. Com a presença de agentes da sociedade civil e autoridades no geral, a Secretaria de Mobilidade Urbana apresentou números e dados que reforçam a importância de discutir o tema com a população e trabalhar a conscientização.

“É um movimento que acontece no mundo todo e trazer este diálogo faz toda diferença. Em 2022, vamos focar muito na questão dos motociclistas. A gente precisa proteger quem está mais vulnerável no trânsito e entender as vias como um espaço compartilhado é o caminho”, disse Edinho Guedes, secretário de Mobilidade Urbana de Jacareí.

A fala corrobora os números dos acidentes registrados no primeiro trimestre de 2022, na cidade: mais de 60% foram com motociclistas. Só no mês de março, a Santa Casa atendeu 63 casos relacionados ao trânsito, sendo que em 58% das vezes, os acidentes envolviam moto.

Neste sentido, o cronograma de ações (no final do texto) prevê uma série de dinâmicas de conscientização. Uma das principais novidades é o “Habilite-se pela Vida”, em que os novos habilitados de motocicleta em Jacareí recebem a última aula diretamente da equipe de educação e fiscalização do trânsito.

Laço Amarelo

No mesmo evento, houve, também, a entrega do Certificado de adesão ao programa Laço Amarelo. O certificado foi entregue por Reginaldo Frigeri, membro do Observatório Nacional de Segurança Viária, às mãos de Patrícia Juliane, chefe de gabinete da Prefeitura de Jacareí. O ato marca a adesão da cidade ao programa e reconhece que a Secretaria de Mobilidade Urbana do município realiza ações de conscientização para um trânsito mais seguro.

O Observatório oferece uma plataforma digital aos participantes do programa, com dados e vídeos relacionados à segurança viária, assim como estudos e estatísticas. Ao aderir ao programa Laço Amarelo, Jacareí tem acesso aos conteúdos e materiais de comunicação, além de ganhar espaço de divulgação em suas plataformas digitais. Conheça mais sobre o Laço Amarelo clicando aqui.

Cronograma

Confira, a seguir, o cronograma de ações do Maio Amarelo, em Jacareí, focado nos motociclistas e no público em geral:

– Dia 3 – Palestra de Abertura Maio Amarelo. Tema: Vulnerabilidade e fragilidade da vida no trânsito, no Senai Jacareí.

– Dia 4 – Palestra na empresa Heineken. Tema: redução de acidentes de percurso com funcionários.

– Dia 5 – Palestra de Conscientização Maio Amarelo. Com foco em jovens que em breve tirarão a CNH.

– Dia 5 – Blitz educativa em vias importantes de Jacareí.

– Dia 6 – Blitz educativa em vias importantes de Jacareí.

– Dias 9, 10, 11, 12 e 13 – Agente de trânsito Mirim – Minicidade do Parque dos Eucaliptos. (Em dois horários: 8h30 e 13h30).

– Dia 11 – Blitz educativa em vias importantes de Jacareí.

– Dia 16 – Blitz educativa em vias importantes de Jacareí.

– Dia 17 – Estande para conscientização de alunos da FATEC, junto com DETRAN.

– Dia 18 – Palestra no Tiro de Guerra de Jacareí com temática de Maio Amarelo. Com foco em jovens que em breve tirarão a CNH.

– Dia 19 – Ação na ETEC com temática Maio amarelo. Com foco em jovens que em breve tirarão a CNH.

– Dia 20 – Blitz educativa em vias importantes de Jacareí.

– Dia 23, 24, 25, 26 e 27 – Agente de trânsito Mirim – Blitz educativa mirim nos entornos das escolas. (Em dois horários: 9h e 14h).

– Dias 30 e 31 – Formatura dos Agentes de Trânsito Mirim.

Legenda: Evento realizado no Senai Jacareí marcou o início da Campanha Maio Amarelo, no município