Maio Amarelo! Secretaria de Mobilidade Urbana de Jacareí realiza diversas ações educativas e foca atenção nos motociclistas

‘Habilite-se pela Vida’ e outros programas visam sensibilizar sobre o tema e dialogar com motoristas e pedestres. Mais da metade dos acidentes de trânsito na cidade envolve motos

Com a alta procura dos serviços de entrega durante a pandemia e o elevado preço dos combustíveis, o número de motocicletas aumentou em 3,9% em Jacareí, no ano de 2021. Atualmente, são 26.572 motocicletas registradas e a tendência é o número continuar subindo.

No município, dos acidentes registrados no primeiro trimestre de 2022, mais de 60% foram com motociclistas. Só no mês de março, a Santa Casa da cidade atendeu 63 casos relacionados ao trânsito, sendo que em 58% das vezes, envolveram acidentes de moto.

Atenta a estes índices e para resguardar motoristas e pedestres, a Prefeitura de Jacareí, por meio da Secretaria de Mobilidade Urbana, destina atenção especial ao modal, na “Campanha Maio Amarelo” de 2022. São diversas ações de educação, engenharia de tráfego e fiscalização viária para conscientizar e preservar vidas.

“O tema do Maio Amarelo deste ano é ‘Juntos, salvamos vidas’ e nós queremos falar de comportamento e divisão do espaço viário. O trânsito é para ser compartilhado, não disputado”, enfatiza Edinho Guedes, secretário de Mobilidade Urbana de Jacareí.

O projeto “Habilite-se pela vida”, e outras práticas como a adesão do município ao Programa Laço Amarelo, somadas às tradicionais blitze educativas, além de vídeos e posts para divulgação nas redes sociais, fazem parte das ações. Ao final do texto, o cronograma detalha os eventos previstos para o mês de maio.

Habilite-se pela Vida

Um dos programas que vem sendo muito bem aceito em Jacareí é o “Habilite-se pela Vida”. Em inciativa inédita na região, a última aula dos alunos que estão tirando habilitação de motocicleta é ministrada diretamente pela equipe de educação e fiscalização do trânsito do município, nas autoescolas. Em algumas ocasiões, é o próprio secretário de mobilidade urbana quem ministra a aula.

De forma didática e com exposição de dados e imagens, a turma entende e conhece melhor os pontos mais delicados para o modal, conversa sobre o tema diretamente com as autoridades de trânsito e, ao tirar a habilitação, tem muito mais conhecimento e noção do fluxo em Jacareí.

Acidentes com Motociclistas

O Brasil ocupa a quinta posição no ranking mundial de vítimas de trânsito, com cerca de 22 mortes por 100 mil habitantes. Deste total, mais de um terço envolve motociclistas, segundo dados da edição especial do boletim Radar, publicado pelo IPEA – Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada, em setembro de 2021.

Cronograma

Confira, a seguir, o cronograma de ações do Maio Amarelo, em Jacareí, focado nos motociclistas e no público em geral:

– Dia 3 – Palestra de Abertura Maio Amarelo. Tema: Vulnerabilidade e fragilidade da vida no trânsito, no Senai Jacareí.

– Dia 4 – Palestra na empresa Heineken. Tema: redução de acidentes de percurso com funcionários.

– Dia 5 – Palestra de Conscientização Maio Amarelo. Com foco em jovens que em breve tirarão a CNH.

– Dia 5 – Blitz educativa em vias importantes de Jacareí.

– Dia 6 – Blitz educativa em vias importantes de Jacareí.

– Dias 9, 10, 11, 12 e 13 – Agente de trânsito Mirim – Minicidade do Parque dos Eucaliptos. (Em dois horários: 8h30 e 13h30).

– Dia 11 – Blitz educativa em vias importantes de Jacareí.

– Dia 16 – Blitz educativa em vias importantes de Jacareí.

– Dia 18 – Palestra no Tiro de Guerra de Jacareí com temática de Maio Amarelo. Com foco em jovens que em breve tirarão a CNH.

– Dia 19 – Ação na ETEC com temática Maio amarelo. Com foco em jovens que em breve tirarão a CNH.

– Dia 20 – Blitz educativa em vias importantes de Jacareí.

– Dia 23, 24, 25, 26 e 27 – Agente de trânsito Mirim – Blitz educativa mirim nos entornos das escolas. (Em dois horários: 9h e 14h).

– Dias 30 e 31 – Formatura dos Agentes de Trânsito Mirim.

Legenda: Diversas ações estão previstas nas ruas de Jacareí, durante o mês de maio, em razão da campanha “Maio Amarelo”