Black Friday: Procon orienta para o consumo consciente

A temporada de promoções de compras natalinas, conhecidas como “Black Friday”, tem início na sexta-feira (23). Com o objetivo de orientar os consumidores para se evitarem transtornos na aquisição dos produtos, o Procon de Jacareí tem algumas dicas como pesquisar bem os preços antes das compras, conferir se o produto está em estoque, exigir nota fiscal, atentar para o certificado de garantia, praticar o consumo consciente e planejar as compras. “Haja vista que o Natal está próximo e os consumidores acabam decidindo em última hora a comprar mais presentes que o verdadeiramente planejado, e depois se arrependem da compra. Sem contar que no início do ano tem as despesas principais que não podem fugir do orçamento familiar”, adverte a diretora do Procon de Jacareí, Amanda Máximo. “Portanto é preciso cautela para não disponibilizar todo o 13 º salário nas compras do Black Friday, exceto se anteriormente planejado”, reforça.

O Procon também alerta os consumidores para se protegerem de fraudes, principalmente na internet. Nesse caso, o cuidado deve ser dobrado. O consumidor deve atentar-se aos sites duvidosos, evitando-os, observar a taxa e prazo de entrega, a política de troca e guardar todos os comprovantes necessários para confirmar a compra e a promoção ofertada. Apesar da prática comum de anúncios em sites, aplicativos, links e mensagens SMS, nenhuma informação pessoal e senha deve ser dada pelo consumidor. “A consulta com amigos, familiares e na própria internet também é uma forma de se obter informações sobre o site ou estabelecimento onde se pretende adquirir o produto ou serviço”, acrescenta a diretora.

Sites duvidosos – Para ajudar na pesquisa na hora da compra na internet, a Fundação Procon disponibiliza uma lista de sites classificados como não confiáveis, baseada em reclamações recebidas, que pode ser conferida no link: http://sistemas.procon.sp.gov.br/evitesite/list/evitesites.php?fbclid=IwAR2bRRfxPr-06mONQg2ssxQlAuAtiKGDN7NQ_ukgOfJU4znUvBPQUpBdRec.

(Rosana Antunes/PMJ – Foto: Cristina Reis/PMJ)