Aposentadoria: Prefeitura promove primeiro módulo do programa Legado

Um grupo de 17 servidores, que se prepara para a aposentadoria, participou do primeiro módulo do programa Legado, na manhã de quarta-feira (29), no auditório da Escola de Gestão Pública, da Prefeitura de Jacareí.

O Legado é uma iniciativa do Instituto de Previdência do Município de Jacareí (IPMJ) e da Prefeitura, por meio da Escola de Gestão Pública, com o objetivo de auxiliar o servidor público municipal no período de preparação para a aposentadoria.

De acordo com a diretora da Escola de Gestão, Cintia Ramos, inicialmente 80 servidores se inscreveram no programa, e todos deverão ser contemplados nos próximos módulos.

Transição

A abertura do primeiro módulo contou com as presenças do secretário de Administração e Recursos Humanos, Bruno Castro, e da presidente do IPMJ, Rossana Vasques. Na sequência, o encontro com o grupo de servidores foi conduzido pela psicóloga Marianna Biglenisa Melo. Ela integra o quadro de servidores concursados do IPMJ há 18 anos.

De acordo com a profissional, a dificuldade de transição está sempre presente na vida das pessoas. “Tudo o que a gente faz na vida exige uma escolha, sempre temos de abrir mão de alguma coisa”, disse.

Ela destacou, ainda, que o programa Legado vem sendo construído pela Administração Municipal desde janeiro de 2020, com a finalidade de auxiliar os servidores que se encontram em condições de requerer a aposentadoria. “O nome foi pensado justamente para tratar do Legado que vocês (servidores) construíram ao longo da carreira, mas também inclui a próxima história que vai ser construída neste novo ciclo”.

Depoimento

Servidor há 34 anos na Prefeitura de Jacareí, o auxiliar técnico Gilson Pacheco de Andrade, 55 anos, é um dos servidores inscritos no programa Legado.

“Achei o programa muito interessante e necessário. Pois conheço muita gente que se aposentou e acabou deprimida por não saber o que fazer depois de ter a rotina de muitos anos alterada, além da questão financeira. Eu participei do primeiro módulo e quero continuar no programa. Acredito que vai ajudar muito o servidor a se preparar para a aposentadoria”.