Iniciativa do Comitê Cidade Saudável, que envolve diversas secretarias municipais, conscientizou crianças em relação ao combate à dengue, reciclagem de lixo e desperdício de água

A Prefeitura de Jacareí, por meio do Comitê Cidade Saudável, entregou, nesta segunda-feira (5), o certificado de ‘Agentes do Planeta’ para alunos do 1º ao 5º do Ensino Fundamental, na escola EMEF Célia Guedes. O programa é uma iniciativa que visa a conscientização em relação ao combate à dengue, reciclagem de lixo e desperdício de água, nas escolas da rede pública de ensino da cidade.

Ao longo do programa, as crianças aprenderam a inspecionar possíveis criadouros de larvas do mosquito da dengue, no ambiente escolar e, também, em suas residências, envolvendo a participação de famílias, amigos, vizinhos e conhecidos no combate à dengue. Além disso, aprenderam também a importância da preservação do meio ambiente, por meio da reciclagem do lixo e do uso consciente da água.

“Só é possível promover uma cidade saudável com a participação de todos. Quando desde criança já aprendemos a cuidar de nós, dos nossos colegas, da nossa família e da nossa cidade, nós temos uma vida muito melhor. O certificado é uma maneira de parabenizar essas crianças pelo empenho que tiveram durante o programa, e tenho certeza de que todas irão multiplicar os conhecimentos em nos locais que frequentarem. Parabéns aos professores, profissionais da educação e aos pais que participam desse projeto”, disse Rosana Gravena, secretária de Saúde de Jacareí.

O Projeto

Ao longo do projeto, as crianças recebem todas as orientações de profissionais da Secretaria de Saúde, da Secretaria de Meio Ambiente & Zeladoria Urbana, do SAAE e, também, dos professores da escola, por meio de palestras, vídeos educativos e brincadeiras, envolvendo desenhos, poesia, dança, entre outras atividades. O projeto é realizado durante todo o ano letivo, em escolas do município.

Legenda: Alunos do 1º ao 5º ano, da rede pública municipal de Jacareí, recebem certificado de ‘Agentes do Planeta’