Alunos da rede municipal usam chromebooks para testes

A Prefeitura de Jacareí, por meio da Secretaria Municipal de Educação, está aplicando mini testes pelo IEDE (Interdisciplinaridade e Evidências no Debate Educacional), nos alunos dos quintos anos de todas as escolas municipais, até o dia 17. São seis questões de Matemática e seis de Português. Os alunos estão utilizando os chromebooks adquiridos pela Prefeitura para esta atividade.

Após a realização da ação, serão analisadas as dificuldades de aprendizagem, em comparação com outros municípios. Serão trabalhadas, ainda, as habilidades para as próximas fases. A iniciativa é fruto de uma parceria entre o IEDE e a empresa Primeira Escolha, visando ajudar os gestores a identificar o desempenho dos estudantes em alguns dos objetivos de aprendizagem prioritários da Base Nacional Comum Curricular (BNCC).

Este programa visa que as redes públicas e seus educadores tenham mais subsídios para elaborar estratégias que aumentem a aprendizagem dos estudantes, seja por meio de atividades presenciais ou remotas. Para participar é necessário que o aluno tenha acesso a computadores (ou smartphones) que tenham conexão com a internet.

“São várias as ações diagnósticas realizadas, que darão pleno suporte sobre as habilidades e competências adquiridas, além do que há necessidade de aprofundamento, garantindo total alinhamento da aprendizagem no retorno das aulas presenciais”, ressalta a secretária municipal de Educação, Maria Thereza Ferreira Cyrino.

Chromebooks

A Prefeitura de Jacareí adquiriu 2.520 Chromebooks, que foram entregues nas escolas para utilização dos alunos da rede municipal (clique aqui e saiba mais). Estes equipamentos são notebooks mais simples, com velocidade ampliada, que atendem à necessidade das crianças.

Cada uma das 29 EMEFs recebeu pelo menos 36 equipamentos e um carrinho para facilitar o transporte para as salas de aula. Por serem um computador de uso escolar, os Chromebooks só funcionam dentro da unidade e têm rastreio e bloqueio em outras redes.

Os Chromes têm sido utilizados para acesso aos aplicativos parceiros da Secretaria Municipal de Educação, por meio do Conect@ndo Jacareí, como o Eduten, o Tindin, o Wash, entre outros, além de ser de grande auxílio nas pesquisas escolares.

Legenda: Alunos municipais utilizando os chromebooks em sala de aula