Prefeitura de Jacareí apresenta obras de drenagem no Jd. Luiza e assina abertura de licitação

Microdrenagem, duplicação e aprofundamentos dos canais já existentes fazem parte das obras de enfrentamento às enchentes na região

Reforçando o compromisso de combater as enchentes, a Prefeitura de Jacareí apresentou nesta quinta-feira (25), as obras de drenagem no Córrego Seco, na região do Jd. Luíza. A audiência pública foi realizada na EMEF Décio Moreira (Jardim Dora), atendendo demanda judicial, e contou com a presença de autoridades municipais, população civil e equipe da empresa responsável por estruturar todo o projeto, já aprovado, de canalização e microdrenagem.

O encontro foi elucidativo e com apresentação de mapas, slides e detalhamento das obras que serão executadas a partir da licitação, prevista para acontecer nos próximos dias, indicando a empresa executora dos serviços. Os munícipes também puderam tirar dúvidas, fazer apontamentos e sugestões, para que nenhum ponto ficasse em aberto ou sem resposta.

A parte mais baixa no Jd. Luiza, consequentemente a que mais sofre com a vazão da água, terá a duplicação e aprofundamento de todos os canais já existentes. Uma intervenção moderna, baseada em estudos que demonstram sua eficácia.

As obras fazem parte de um esforço conjunto, e propõem uma troca entre o Poder Público e a sociedade. Os novos empreendimentos que se instalarem nos bairros Jardim Luiza, Jardim Marcondes, Jardim Califórnia e toda a proximidade do Córrego Seco, deverão, obrigatoriamente, realizar serviços complementares de drenagem. Novas bocas de lobo também serão instaladas e ações educativas constantes vão auxiliar para um resultado ainda melhor, especialmente em áreas com rios e canais que desaguem na parte mais baixa.

Compromisso

No Boletim Oficial do Município desta sexta-feira (26), constará a abertura do processo licitatório e, a partir da escolha da empresa executora, os trabalhos serão iniciados. O tempo previsto para as obras é de 12 meses.

A microdrenagem, duplicação e aprofundamentos dos canais existentes no Jd. Luiza fazem parte de um grande pacote de obras de enfrentamento às enchentes. O represamento já finalizado do Turi, na região central; a criação de três piscinões nos bairros Jardim Pitoresco, Jardim do Marquês e Parque dos Príncipes, na região leste; e a drenagem e canalização do Córrego do Tanquinho, já com ordem de serviço e apenas aguardando as últimas licenças ambientais, representam um somatório de esforços e recursos de diversas frentes no combate às enchentes, em Jacareí.

Legenda: Prefeitura de Jacareí apresenta obras de drenagem no Jd. Luiza, na EMEF Décio Moreira (Jardim Dora)