Prefeitura recebe propostas de empresas em licitação para canalização do Córrego do Tanquinho

A sessão de entrega das propostas comerciais para participação da licitação pública, que irá selecionar a empresa que será responsável pelas obras de canalização do Córrego do Tanquinho, foi realizada na quinta-feira (25), pela Prefeitura de Jacareí, por meio da Secretaria de Governo e Planejamento.

Ao todo, foram 26 empresas participantes da concorrência, sendo algumas delas em formação de consórcios. A realização das obras, que prevê o pleno atendimento à legislação ambiental, consiste na canalização a céu aberto do comprimento total de 2,6 km de extensão, com 3 travessias fechadas, nas imediações do bairro Vila Ita até o Rio Paraíba do Sul.

“Estas obras são importantíssimas para a região oeste, do Vila Ita, Jardim Emília e Terras da Conceição, bairros que, historicamente, sofrem com transtornos seríssimos de alagamento”, destacou o secretário de Governo e Planejamento de Jacareí, Celso Florêncio.

O secretário explica, ainda, que esta obra irá sanar todos estes problemas por, pelo menos, 100 anos, tendo em vista que o projeto foi elaborado de modo a atender todos os requisitos técnicos exigidos pela DAEE – Departamento de Águas e Energia Elétrica, responsável pela gestão dos recursos hídricos em âmbito estadual.

Produs

A canalização do Tanquinho faz parte do Programa de Desenvolvimento Urbano e Social (PRODUS), financiado pela CAF – Corporação Andina de Fomento (Banco de Desenvolvimento da América Latina), cujos recursos financeiros já estão disponíveis para o início das obras, assim que a Prefeitura obtiver as autorizações ambientais e a empresa vencedora na licitação em andamento. O valor estimado pela Administração foi de R$ 75.660.006,26 e a previsão para início das obras é ainda no primeiro semestre de 2022.

Condutividade Hidráulica

A Prefeitura de Jacareí iniciou os trabalhos de elaboração dos projetos executivos das obras de canalização do Tanquinho em 2020. O projeto foi motivado pelo fato de a capacidade de escoamento do Córrego do Tanquinho, em seus últimos 2.600 metros, ser substancialmente inferior ao volume de águas pluviais incidentes nos arredores. Além disso, a calha natural do córrego é irregular, o que agrava as ocorrências de enchentes, sendo necessária a sua canalização como condição para aumento da condutividade hidráulica.

Empresas participantes da licitação:
1. HELENO & FONSECA CONSTRUTÉCNICA S.A.
2. CONTRACTA ENGENHARIA LTDA
3. CONSORCIO CONSTRUTOR DWL (Empresas: DP BARROS/ WAW / LAND VALE)
4. CONSORCIO TELAR / ERA TÉCNICA (Empresas: TELAR / ERA TÉCNICA)
5. JOFEGE PAVIMENTAÇÃO E CONSTRUÇÃO LTDA