Contrato assinado! Piscinão do Córrego Seco auxiliará no combate às enchentes no Jardim Luiza e região

Foi publicado na sexta-feira (4), no Boletim Oficial do Município de Jacareí, o contrato de empresa especializada para a elaboração do projeto executivo de um piscinão às margens do Córrego Seco. Já na manhã desta segunda-feira (7), na Prefeitura de Jacareí, a empresa responsável pela licitação e a Secretaria Municipal de Infraestrutura se reuniram e assinaram a ordem de serviço. A obra é fundamental para combater as enchentes nos bairros Jardim Luiza, Jardim Marcondes, Jardim Califórnia e toda a região nas proximidades do córrego.

O projeto deve ser entregue no prazo contratual de 6 meses e, na sequência, será aberta a licitação para a implementação do piscinão.

“O impacto da obra é imenso. O piscinão tem enorme capacidade de armazenamento e retenção das águas, evitando as enchentes na região, protegendo os moradores e o comércio local, tão valiosos para nossa cidade”, explica Luís Fernando Massari, secretário de Infraestrutura de Jacareí.

Anos de Espera

As obras na região do Córrego Seco e a construção do piscinão atendem a uma demanda antiga dos moradores, e é fruto de estudo e de profundo debate com as pessoas que vivem na área. Duas audiências públicas e dois estudos de macrodrenagem foram realizados para trazer uma solução para quem há décadas sofre na época de chuvas.

Moradora do Jardim Luiza há 16 anos, Maria Aparecida da Costa guarda fotos dos encontros com autoridades da cidade e vizinhos na busca da solução e fala das dores trazidas pela chuva. “São anos e anos de cobrança e eu anoto tudo porque compromisso se cumpre. Finalmente o piscinão vai sair”, disse com as anotações em mãos.

Já Gisela Montagna Gomes é estudante de psicologia e mora há 23 anos no bairro com marido e filhos. Ela lamenta a aflição causada pelas águas: “Minha filha chorava só de ver a chuva chegando. Virou um trauma. A gente precisou instalar comportas”, relatou.

Jair Generoso Leite, 75 anos de idade e há 40 no Jardim Luiza, também aborda o problema: “Não tinha portão que vencesse as chuvas. Então, eu fiz um muro largo de concreto para deixar a água para fora. Quem sabe com o piscinão eu possa ter garagem de novo”, torce o aposentado.

Compromisso

O piscinão do Córrego Seco não está sozinho dentre as grandes obras de enfrentamento às enchentes. O represamento do Turi, na região central; a criação de três piscinões nos bairros Jardim Pitoresco, Jardim do Marquês e Parque dos Príncipes, na região leste; e a drenagem e canalização do Córrego do Tanquinho, já em fase de licitação, representam um somatório de esforços e recursos de diversas frentes no combate às enchentes, em Jacareí.

Legenda: Moradores do Jardim Luiza, nas proximidades do Córrego Seco