Fundação Cultural apresenta premiado espetáculo ‘A Milionária’

A Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Governo do Estado de São Paulo, Amigos da Arte no Projeto Circuito SP em parceria com a Prefeitura Municipal de Jacareí, por meio da Fundação Cultural de Jacarehy apresenta pela primeira vez no Vale do Paraíba o espetáculo A Milionária.

O espetáculo será realizado no próximo dia 29, às 20h, no EducaMais Jacareí – sala Ariano Suassuna.

Com direção de Thiago Ledier, A Milionária começa com Epifânia, uma das mulheres mais ricas da Europa, reunindo-se com seu advogado para discutir seu provável suicídio. Pretende redigir seu testamento e deixar toda sua fortuna para seu marido, como punição por infidelidade. Seu casamento fora resultado de um desafio. Seu finado pai, por quem Epifânia tem fixação assumidamente edipiana, impôs uma condição: para se casar com ela o marido deveria receber uma quantia inicial razoável e, em seis meses, transformá-la em uma fortuna. O marido, boxeador e esportista, vence o desafio através de manobras financeiras e – ironia suprema – pela produção de uma peça teatral. Apesar disto, Epifânia perde o interesse por ele. Após jogar escada abaixo um amigo que ofenderá a memória de seu pai, encontra um médico muçulmano, filho de uma lavadeira, por quem se apaixona. Para sua surpresa, ao propor casamento ao médico, é informada que sua humilde mãe, uma lavadeira, também impôs um desafio como condição à mulher que desejasse desposá-lo: a pretendente deveria receber uma quantia miserável e sobreviver, unicamente através do seu trabalho, durante seis meses. Só assim seria merecedora da mão do filho. Ao aceitar o desafio, Epifânia começa um movimento irresistível, desvendando o modo de agir e pensar de sua classe social, poucas vezes retratada em cena.

A peça pode ser definida como uma comédia didática sobre poder e dinheiro.

A Milionária

Dia 29 (sexta-feira) de novembro às 20h

Classificação Indicativa: 12 anos

Duração: 120 min