Queda significativa nos índices de homicídios e roubo de veículos é destaque neste ano, em Jacareí

Integrantes de forças de segurança da região participaram, na manhã desta quarta-feira (19), da última edição do encontro “Cidade Segura” de 2025. A iniciativa, coordenada pela Secretaria de Segurança e Defesa do Cidadão, foi lançada em fevereiro deste ano e contou com cinco reuniões ao longo do ano. Desta vez, entre os temas, foram discutidos os índices criminais, atendimento integrado ao Conselho Tutelar, resultados obtidos por meio da operação “Antídoto” e iniciativas para o fim de ano.
O encontro reuniu representantes da Guarda Civil Municipal, Polícia Civil, Polícia Militar, Polícia Científica, Polícia Federal, Ministério Público, SAMU e das Secretarias de Assistência Social e Mobilidade Urbana.
Entre os principais índices, a queda dos homicídios chamou a atenção: foram nove casos até setembro deste ano. Desde 2016, o único ano com um número inferior de homicídios em relação ao de 2025 foi 2022, quando foram registradas oito vítimas. Outra queda significativa foi em relação aos roubos de veículos, que somaram 26 no mesmo período. O número é o menor desde o início da série histórica da Secretaria de Segurança Pública do Estado de São Paulo.
O município também abordou dados sobre a Operação Antídoto, criada com o objetivo de intensificar o combate à comercialização de bebidas falsificadas. No total, desde outubro, o trabalho resultou em oito estabelecimentos interditados, três prisões e mais de 40 garrafas de bebidas apreendidas. Já em relação ao Conselho Tutelar, o município apresentou as medidas adotadas para aprimorar o cuidado com as crianças, por meio da padronização do atendimento integrado.
“São vários os trabalhos que estamos desempenhando de maneira conjunta e, consequentemente, obtendo resultados satisfatórios. Ficamos muito honrados com a participação de todos e entendemos que o diálogo é fundamental para darmos continuidade nesta importante missão, cujo principal objetivo é oferecer uma cidade cada vez mais segura para todos os moradores”, afirmou o secretário de Segurança e Defesa do Cidadão, Rafael Julio.
Fim de Ano
O encontro também possibilitou que os órgãos de segurança abordassem a organização e a intensificação do trabalho no período de fim de ano, tendo em vista o horário estendido do comércio da região central e, simultaneamente, o aumento do risco de furtos. O planejamento está em andamento.
