Inspeção do órgão competente deve ser feita em todas as unidades do município

Após pedido do Procon Jacareí, o IPEM-SP (Instituto de Pesos e Medidas do Estado de São Paulo) deu início a um trabalho de reforço na fiscalização dos postos de combustíveis do município. Os serviços têm como objetivo garantir a qualidade e precisão das medições, resguardando o consumidor contra fraudes.
As primeiras inspeções foram realizadas na quinta-feira (7), em postos de combustíveis localizados nas Avenidas Lucas Nogueira Garcez, Siqueira Campos e na Rodovia Henrique Eroles. Nos três casos, os resultados obtidos demonstraram regularidade nos serviços oferecidos pelas revendedoras.
A análise leva em consideração as condições das bombas, visando coibir eventuais irregularidades. A ideia é atuar para garantir que o consumidor receba exatamente a quantidade pela qual está pagando.
“A competência do Procon diz respeito às relações de consumo, como por exemplo produtos vencidos, propaganda enganosa, cumprimento da oferta, entre outros, mas quando falamos de quantidade de combustível, o órgão responsável é o IPEM. Nós fizemos o acionamento, fomos prontamente atendidos e entendemos que essa atuação conjunta é fundamental para prevenir práticas irregulares e proteger a população de eventuais danos”, explicou o diretor do Procon Jacareí, Renan de Oliveira Corrêa.
A expectativa é que a fiscalização seja feita nos demais postos do município nos próximos meses. A programação é de responsabilidade do próprio IPEM, que é uma autarquia vinculada à Secretaria da Justiça e Cidadania do Governo do Estado de São Paulo e órgão delegado do INMETRO.
