2021: Jacareí tem queda de 12,5% nos acidentes fatais de trânsito em vias municipais

De acordo com os dados do Relatório Municipal de Segurança Viária, Jacareí registrou diminuição de 12,5% nas mortes de trânsito em vias locais, passando de oito em 2020, para sete, de janeiro a dezembro de 2021. Além disso, houve uma queda de 3% no número de acidentes, passando de 771 no último ano, para 747 em 2021.

Os dados são atualizados todo dia 20 de cada mês – por isso já estão consolidados neste mês –, e são medidos, desde 2017, pela Secretaria de Mobilidade Urbana de Jacareí. O levantamento é um instrumento de controle mensal, apurado por um comitê técnico, que reúne as cinco principais supervisões desta Secretaria. Portanto, o município vem mantendo a redução de ocorrências e a evolução da segurança viária.

Tal diminuição está diretamente ligada às ações preventivas e corretivas apontadas pelo Comitê de Segurança Viária, na análise dos casos de acidentes e mortes nas vias municipais.

Transparência

Para 2022, a Secretaria pretende disponibilizar, voluntariamente, pelo Portal da Transparência do município, o Relatório de Segurança Viária, para acesso livre às escolas, empresas e cidadãos.

“A gestão por indicadores permite mais assertividade nas ações e resultados. Mesmo com a cidade em obras, estamos diminuindo, a cada ano, o número de cidadãos machucados ou mortos em nosso trânsito, e esse é o nosso primeiro dever”, afirmou o secretário de Mobilidade Urbana de Jacareí, Edinho Guedes.