17ª Mostra de Artes Cênicas de Jacareí começa nesta sexta-feira (23)

Escutar áudio do texto

Evento gratuito acontecerá entre os dias 23 e 02 de julho, com espetáculos teatrais, intervenções artísticas e diversas oficinas

A partir desta sexta-feira (23), Jacareí será palco para a 17ª Mostra de Artes Cênicas. O evento tem por objetivo a promoção cultural das artes cênicas como expressão artística e de entretenimento, fortalecendo e valorizando o intercâmbio entre artistas e públicos.

Guilherme Mendicelli, Presidente da Fundação de Jacarehy, pontua que é um evento importante para a valorização das artes cênicas, além de fornecer entretenimento para toda a população “As artes cênicas desempenham um papel fundamental na sociedade, promovendo expressão cultural, desenvolvimento humano e transformação social. Elas proporcionam uma plataforma para a criatividade, construção de habilidades e conexão emocional, além de promoverem a diversidade e a compreensão entre as pessoas, por isso a importância do evento. Sem contar que colabora também para o entretenimento e formação do público”.

A abertura do evento acontece nesta sexta-feira (23), começando com a apresentação do grupo Cia Pé de Cana, às 16h, no Parque da Cidade.

Destaque – A 17ª Mostra de Artes Cênicas traz como destaque o espetáculo “Até Quando Você Cabe em mim?”, uma reflexão sobre o lado real da função materna nos dias de hoje. 

Confira abaixo a programação completa, que também está disponível nos canais oficiais de comunicação da FCJ. 

23/06

XINFRIM
Com Cia Pé de Cana 
16h, no Parque da Cidade | Livre 
Sinopse: Depois de viajar um ano e percorrer 13 estados brasileiros, essa trupe vem contar histórias do decorrer das suas andanças. Num roteiro rabiscado em papel de pão e por meio das linguagens circenses, eles mostram um pouco da bagagem, compartilhando de forma poética e divertida essas experiências com o público.

CHICO NO FEMININO 
Com Cia Magesto
20h, na Sala Mário Lago | 12 anos
Sinopse: O conjunto da obra de Chico Buarque sempre será rico em imagens e símbolos. É esse universo que estará em cena desnudando uma galeria interminável de mulheres, modeladas as vezes com suave lirismo, as vezes com dramas de separações. Inspirado no livro “Figuras do Feminino na canção de Chico Buarque”, de Adélia Bezerra de Meneses.

24/06

OFICINA: DRAMATURGIA EM PROCESSO – PARCERIA POIESIS
Com Daniela Schitini
14h, no CEJU | Livre
Sobre: Oficina prática de criação de cenas e dramaturgia, a partir da pesquisa da atriz e do ator em sala de ensaio.

SHOW DE VARIEDADE
Com Circo no Quintal 
15h, na Área de Lazer | Livre
Sinopse: É um Show Circense completo, onde o apresentador anuncia as grandes atrações, com toda a concentração do equilibrista e malabarista, toda a alegria do palhaço e a elegância das nossas lindas bailarinas e seus bambolês.

OS PIRATAS NA ILHA DO TESOURO PERDIDO 
Com Cia EK Produções
18h, na Sala Mário Lago | Livre 
Sinopse: Com efeitos, sustos e muita confusão, os piratas chegam à ilha do tesouro perdido. Porém, eles encontram uma menina que também está com uma parte do mapa. Para encontrar o tão falado tesouro, eles precisam unir as três partes e decifrar um enigma.

25/06

OFICINA DE CONSCIÊNCIA CORPORAL 
Cia. MalbArt 
10h30, no CEJU | Livre 
Sobre: Criação de movimentos que partem da respiração e do fluxo de movimento através do método GYROKINESIS®. A oficina é gratuita e as inscrições podem ser feitas no formulário on-line

BERNARDO LITERATO 
Com Grupo Teatral Fora de Hora 
15h, na Sala Mário Lago | Livre 
Sinopse: Bernardo é um jovem escritor com anseios e sonhos relacionados à sua carreira artística. Em meio a essa busca pelo reconhecimento, Bernardo se depara com situações cômicas, porém nada inusitadas, para um artista em início de carreira, e até aos de trabalhos consagrados: a descredibilização da profissão

Com Cia. ALITEATRO 
17h, no Parque da Cidade | Livre 
Sinopse: Após o “Mafioso Pápa” passar desta para melhor, seus três “figlios” descobrem pelo testamento, que um deles será o novo líder, para continuar o legado da ‘Famiglia”. Assim, depois de uma incrível e divertida competição, Giuseppe, Luigi e Roberto, mostrarão todas suas qualidades ‘mafiosísticas” para conquistar o tão sonhado “Paletó”. 

FINDA 
Com Cia. A DitaCuja
20h, na Sala Mário Lago | 16 anos 
Sinopse: FINDA é contada por um boneco híbrido, fusão do corpo do ator com o corpo do próprio boneco e narra o cotidiano de um homem preso dentro de um bunker, que acredita ser o único sobrevivente de uma humanidade que atravessou todos os limites em direção à sua destruição.

26/06

ESPETÁCULO (IN) SUSTENTÁVEL 
Cia. MalbArt
14h30, na Sala Mário Lago | Apresentação exclusiva para escolas
Sinopse:  “(In)Sustentável” foi pensado de maneira a abordar novos caminhos que buscam conscientizar o público para um olhar mais profundo sobre o seu propósito na vida. 

ESPETÁCULO VAGA 
Com Pequena trupe de circo 
16h, no Parque da Cidade | Livre 
Sinopse: Edi apresenta um palhaço maltrapilho e esfarrapado que vaga com seu companheiro Derick (uma chinchila de pelúcia) e seu carrinho de compras repleto de bugigangas, que aos poucos vão se transformando, espalhando e ocupando o espaço, manipulação de objetos, equilíbrio e magia cômica, reunindo os talentos do artista múltiplo.

ESPETÁCULO (IN) SUSTENTÁVEL 
Com Cia. MalbArt 
20h, na Sala Mário Lago | Livre 
Sinopse: “(In)Sustentável” foi pensado de maneira a abordar novos caminhos que buscam conscientizar o público para um olhar mais profundo sobre o seu propósito na vida. Apresentado por meio de linguagem da dança contemporânea, os movimentos contextualizam por meio da respiração e ações viscerais a luta dos animais.

27/06

LEÕES, VODKA E UM SAPATO 23 
Com Cia de 2 27/06  
20h, na Sala Mário Lago | 18 anos 
Sinopse: Um show musical, um resto de banda, um resto de circo, um pedaço de lona e uma sobra de vodka em meio a murmúrios russos e rugidos felinos. Uma autópsia atemporal de quatro leões bufos que nos convocam ao testemunho de sua própria morte, de sua miséria e dos dias de fome na jaula de um circo.

28/06

COLCHA DE RETALHOS 
Com Cia. Boca de Cena 
15h, na Sala Mário Lago | Livre 
Sinopse: Reunimos algumas das linguagens e técnicas do Teatro de Bonecos e costuramos um enorme “Colcha de retalhos”. Será uma mostra de “curtas” onde são apresentados de uma só vez, três espetáculos: “Cabelinho Vermelho e Coelho Veloz”, “O Sumiço do Rabo do Totó” e “Romance em Verde e Rosa”, com duração média de 18 minutos cada.

MIRAGENS NA CAIXA 
Com Grupo Teatro do Imprevisto 
16h, no Parque da Cidade | Livre 
Sinopse: O espetáculo propõe uma experiência visual e sonora com o teatro de miniaturas, chamado no Brasil de Teatro Lambe Lambe. O espetáculo tem início com um cortejo de “tropeiras e tropeiros”, cruzando com as manifestações culturais e as figuras folclóricas presentes no Vale do Paraíba, Vale Histórico e Serra da Mantiqueira.

29/06

PERFORMANCE: COM OS PÉS NO CHÃO E A CABEÇA NAS NUVENS 
Com Brun Willi 
19h, no Teatro Municipal Ariano Suassuna | Livre 
Sinopse: A Obra se inspira na minha necessidade como pessoa de manter meus pés no chão para estar presente no aqui com essa realidade, mas continuar elevando minha mente nas alturas para ir além do que se temos em terra.

30/06

CAFÉ COM BOM HUMOR 
Com Cia. Bom humor 
14h, no Teatro Municipal Ariano Suassuna | Livre 
Sinopse: Jacinto e Bizantina são idosos que compartilham suas experiências da terceira idade durante uma prosa bem humorada, num café da tarde feito com muito carinho. Irmãos e amigos de longa data, ambos comentam suas angústias e insatisfações com as ironias da vida, inclusive o abandono familiar e os interesses financeiros.

01/07

88 OITENTA E OITO 
Com Cia Aya 
19h, na Sala Mário Lago | 14 anos 
Sinopse: O espetáculo 88, tem como ponto de partida a Abolição da Escravatura de 1888, permeando as trajetórias de Ada e Felipa, duas ex-escravas vindas de lugares distintos, cujos caminhos se cruzam na cidade do Rio de Janeiro e a partir daí desenvolvem uma relação de amizade, luta e sobrevivência. Paralelo, se vê uma reflexão do artigo 5° da constituição de 1988.

02/07

ESPETÁCULO ATÉ QUANDO VOCÊ CABE EM MIM? 
Com Pipa Produções 
20h, no Teatro Municipal Ariano Suassuna | 14 anos 
Sinopse: Em uma atmosfera que transita entre o real e o imaginário, quatro mulheres refletem sobre as angústias e os desafios da maternidade. O espetáculo propõe uma reflexão sobre o lado real da função materna nos dias de hoje.

Confira os endereços abaixo: 

  • Parque da Cidade: Av. Eng. Davi Monteiro Lino, 489 – Centro
  • Sala Mário Lago: R. Barão de Jacareí, 122 – Centro
  • CEJU: Rua New Jersey, 420 – Jardim Flórida
  • Área de Lazer: Av. Nurimar Fazzolari de Freitas, 119 – Parque Imperial 
  • Teatro Municipal Ariano Suassuna: Av. Engenheiro Davi Monteiro Lino 3.595 – Parque dos Sinos

Legenda: Mostra de Artes Cênicas


LEIA MAIS