Semana da Água do SAAE ensina criança a combater o desperdício

Escutar áudio do texto
Como parte das atividades da semana da água, crianças e adultos visitaram a ETA (Estação de Tratamento de Água) Central. Foto: José Junior/SAAE

Para marcar o Dia Mundial da Água (22 de março), o SAAE (Serviço Autônomo de Água e Esgoto) de Jacareí abriu nesta segunda-feira (21) a Semana da Água, com uma programação repleta de informação e atividades. Entre as atrações, as crianças e também os adultos serão orientados sobre como reparar pequenos vazamentos em casa, além de combater o desperdício de água.

A Semana da Água no SAAE terá atividades até quinta-feira (24), das 9h às 16h, na ETE (Estação de Tratamento de Esgoto) Central (acesso pela avenida Malek Assad). A entrada é gratuita e aberta ao público.

As crianças também estão visitando a ETA (Estação de Tratamento de Água) Central pra aprender como a água que vem do rio Paraíba do Sul é transportada e tratada para abastecer uma população de mais de 200 mil pessoas. “Achei muito legal visitar a estação de tratamento, porque eu não sabia como se tratava a água que chega na casa da gente”, disse o estudante Matheus Henrique, de 13 anos.

O espaço na ETE Central conta com tendas diversas, entre elas, a oficina de pequenos reparos, onde o encanador do SAAE, José Jorge, explica como reparar uma torneira de forma rápida e simples. Há espaços ainda como a mini-casa, que mostra o consumo de água e de energia elétrica, além de exposição dos alunos envolvidos no programa de responsabilidade socioambiental do SAAE, cuidados com a dengue (Secretaria de Saúde), além de DJ e distribuição de material com dicas sobre como economizar água em casa.

Os Caçadores do Desperdício – Toda a programação está aberta à comunidade, porém as escolas do município poderão agendar horário para assistir ao espetáculo teatral de bonecos “Os Caçadores do Desperdício”. O agendamento pode ser feito pelo telefone 9-9141-1777, entre 8h e 17h. Apenas os grupos de alunos agendados farão visitação à ETA Central.
Semana da Água SAAE Jacareí

De 21 a 24 de março – das 9h às 16h

Local: ETE Central (acesso pela av. Malek Assad)

Teatro e visitação na ETA Central: agendamento pelo cel. 9-9141-1777.

(Zé Júnior – Assessoria de Imprensa do SAAE)