Volta às aulas: primeiro dia desperta nostalgia, descobertas e empolgação em Jacareí

Escutar áudio do texto

Acolhimento às crianças e familiares movimentou as escolas da rede municipal

Mães, pais e responsáveis de crianças matriculadas na rede municipal movimentaram as escolas públicas nesta quinta-feira (5), em Jacareí. A ação de acolhimento da Secretaria de Educação, que permite aos familiares conhecer os professores e a escola onde os filhos estudarão, marca o início do ano letivo de 2026. O acolhimento segue na sexta-feira (6) e as aulas regulares, somente com a presença dos estudantes, têm início na segunda-feira (9).

O Gabriel Arnau tem 26 anos e saiu de casa na manhã desta quinta-feira (5) com destino a um local especial: foi na EMEI Thiago Silva Santos que, há 20 anos, ele viveu suas primeiras descobertas, aprendizados e muita diversão. Agora, ele retorna empolgado para levar o filho Gael, de três anos, para criar suas próprias memórias na mesma escola, localizada na Vila Formosa, em Jacareí.

“É uma experiência diferente. É bem legal olhar e relembrar, eu lembro quando eu brincava aqui e agora o meu filho tem essa oportunidade para ele brincar, se desenvolver e crescer. Eu gostava muito daqui, é uma escola muito boa”, contou.

Já a Patrícia de Oliveira levou o João, de três anos, para conhecer a nova escola. Ele é o terceiro neto dela a estudar na mesma unidade.

“O coração fica bem apertadinho, mas a gente sabe que aqui ele vai ser muito bem acolhido e muito bem cuidado. Essa escola é maravilhosa, desde a entrada, a limpeza, eu gosto muito daqui”, afirmou.

A Secretaria de Educação reforça que, além da ação especial, trabalha para que a comunidade escolar se sinta acolhida ao longo de todo o ano.

“Essa é uma oportunidade para que eles conheçam os professores e as unidades com calma, mas nossas portas sempre estão abertas para que os pais sejam parceiros das escolas. Nosso objetivo é proporcionar um ano letivo com educação de qualidade, inclusiva e de muito respeito a cada uma das nossas crianças”, afirmou a secretária de Educação, Ana Cristina Monteiro.

Acolhimento de Profissionais da Educação

A rede municipal soma cerca de 2.500 profissionais na área da educação. Para melhor recepcioná-los, dois encontros foram preparados no Complexo Educacional Paulo Freire. O primeiro deles foi realizado na quarta-feira (4) para os cargos de agente de apoio escolar, auxiliar de serviço municipal, oficial de serviço municipal, oficineiros, estagiários, professor em restrição laboral, professor readaptado e auxiliar de desenvolvimento infantil. Já na segunda-feira (9), a atividade será dedicada para professores, coordenadores pedagógicos, diretores e vice-diretores, no período em que realizam a Hora-Atividade.