Volta às aulas de cara nova: unidades escolares passam por benfeitorias

Oferecer melhores condições aos alunos da Rede Municipal de Ensino, garantindo qualidade de vida e bem-estar. Com esse objetivo, em Jacareí, diversas unidades passaram por reformas e melhorias para o retorno às aulas no segundo semestre de 2017, que teve início na última segunda-feira, 31 de julho.

Ao todo, 19 unidades realizaram obras de melhorias e reformas no período de recesso escolar. Todas as benfeitorias foram realizadas com recursos provenientes do Programa Nacional Dinheiro Direto na Escola (PNDDE) do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), do Convênio Municipal (CM), repassado pela Secretaria de Educação à unidades e de recursos da Associação de Pais e Mestres (APM).

A EMEF Prof. Joaquim Passos e Silva, no bairro Cidade Salvador, realizou por meio do Programa Nacional Dinheiro Direto na Escola (PNDDE), diversas melhorias, como a colocação de redes contra pombos, troca de telhas danificadas, colocação de calhas em torno da quadra, pintura da fachada da escola e reforma, além da pintura de três salas de aula. De acordo com a vice-diretora da unidade, Sunamita Vieira Lemes Sales, “as melhorias são de extrema importância e proporcionam um ambiente favorável para o desenvolvimento escolar”, destaca.

Para Gilvanha de Oliveira, mãe de aluno, “é gratificante ver o comprometimento de todos onde nossos filhos passam grande parte do dia, proporcionando a eles bem-estar e qualidade de vida”.

A  EMEIF Jean Jacques Rousseau, no bairro Bandeira Branca II, realizou por meio de Convênio Municipal (CM), a pintura de suas salas de aula.

Na creche Evanil França, no bairro Bandeira Branca II, as melhorias foram realizadas por meio de contribuições da Associação de Pais de Creches-Escola. “Foi uma decisão da equipe gestora em realizar essas melhorias. Tudo o que fizemos foi realizado graças a arrecadações que conseguimos em nossos eventos”, comenta a diretora da unidade, Roselene Aparecida Leite Félix de Oliveira.

De acordo com a secretária de Educação, Maria Thereza Ferreira Cyrino, “todas as benfeitorias realizadas são um conjunto de ações integradas entre a secretaria com sua equipe de gestão e a equipe de gestão das escolas”.

Dentre os destaques, na EMEI Comendador Antônio Loureiro Cardoso, no bairro Igarapés, as obras foram concentradas na reforma do bebedouro, pintura do pátio da escola, além do mural.

Quando os pais e os alunos se deparam com um ambiente como os que apresentamos, se sentem cuidados, acolhidos, e isso só é possível devido a integração de cuidados de recursos físicos, materiais e humanos.”, finaliza Maria Thereza.

Abaixo você confere todas as unidades escolares e as benfeitorias e reformas realizadas:

Unidades e benfeitorias:

✓ EMEF Verâno Câmara – Pintura da parte externa;

✓ EMEIF Presbítero Mábito Shoji –  Pintura das salas de aula, secretaria e sala dos professores;

✓ EMEF José Éboli de Lima – Pintura das salas de aula e corredores, pintura dos banheiros, cantinho de leitura nas salas de aula, pintura de jogos no pátio;

✓ EMEF Lamartine Delamare  – Pintura do Muro e portões;

✓ EMEF Joaquim Passos – Colocação de redes contra pombos, troca de telhas quebradas, colocação de calhas em torno da quadra, pintura da fachada da escola, pintura externa, reforma e pintura em 3 salas de aula;

✓ Creche Evanil França – Pintura das salas de aula;

✓ EMEIF Jean Jacques – Pintura das salas de aula;

✓ EMEI Jardim Paraíso – Projeto da Igreja Adventista – Pintura das salas de aula;

✓ EMEI Maria José Neves – Pintura interna e externa;

✓ EMEF Hugo Del Mônaco – Pintura do espaço interno, troca de portas, reforma do telhado, colocação de calhas;

✓ Creche Dirce Miranda – Toldo e emborrachado perto do bebedouro;

✓ EMEI Comendador – Reforma do bebedouro, pintura do pátio, parque e mural;

✓ Creche Educamais Jacareí – Cimentado para a instalação da grama sintética e parede de azulejo para Arte, instalação de portões nas salas dos berçários;

✓ EMEF Barão de Jacareí – Bebedouros, infiltração (sala do AEE, Coordenação e corredores), trinco nas portas dos banheiros, limpeza do filtro da água, grama sintética e murais de azulejo;

✓ EMEF Aluízio do Amaral – Pintura e restauração das paredes no ambiente interno. Aquisição de cortinas;

✓ EMEI Márcio Ap. de Morais – Pintura das salas;

✓ Creche /EMEI São Silvestre – Reforma da cozinha, piso, muro, calçada, pia e enfermaria;

✓ Creche Therezinha Recco – Pintura da fachada da escola e corredores internos.

(Marcio Moura/PMJ – Fotos: Cristina Reis/PMJ)