Volta às aulas: agosto marcará a retomada das aulas presenciais na rede municipal de ensino

A Prefeitura de Jacareí, por meio da Secretaria Municipal de Educação, definiu o calendário de retorno presencial dos alunos às aulas da rede pública municipal de ensino. Este retorno para o segundo semestre do ano letivo será feito de forma gradual, a partir do dia 2 de agosto, conforme consta no Decreto nº 163, de 7 de julho de 2021.

O retorno leva em consideração o avanço da vacinação dos profissionais da educação e o fato de que, na pesquisa realizada junto a pais ou responsáveis para organização deste retorno, 70,5% afirmaram preferir o retorno das atividades presenciais. Apesar da volta presencial, os pais ou responsáveis que optarem pelo não retorno, poderão manter seus filhos no ensino remoto.

Etapas

A reabertura do 2º semestre está dividida em três etapas: na primeira, até o dia 23 de julho, os professores passarão por formação na Jornada Pedagógica e Planejamento Escolar, com o apoio da Secretaria de Saúde, que ministrará encontro virtual aos servidores da educação, com todos os protocolos de retorno presencial das aulas. Os educadores estão sendo preparados, inclusive, para protocolo de surto, caso algum aluno apresente qualquer um dos sintomas da doença.

Na segunda semana, de 26 a 30 de julho, será feito o acolhimento dos pais ou responsáveis e alunos, com as boas-vindas às escolas e com a apresentação de todos os protocolos, tanto para os estudantes, quanto para o responsável.

Na terceira semana, a partir de 2 de agosto, haverá a transição do remoto para o presencial, já com o retorno às escolas. Todos os pais ou responsáveis dos alunos da rede municipal serão comunicados do retorno e de todas suas normas, pelas secretarias das escolas.

Organização e Acolhimento

Para que tudo ocorra de forma bem organizada, as turmas das Creches, Ensino Infantil e Ensino Fundamental foram divididas em dois blocos presenciais (A e B), e um bloco remoto (C), num total de três blocos, com horário escalonado de entrada e de saída.

Na primeira semana, retornará o Bloco A dos alunos, na segunda o Bloco B, e a terceira turma, Bloco C, continuará no ensino remoto durante todos os dias, conforme opção registrada pelos pais ou responsáveis.

Para as EMEIs, EMEFs e EMEIFs, serão quatro dias presenciais e, em um dia da semana, haverá aula online, com a participação de todos os alunos no ensino remoto. Esta alternância de semanas ocorrerá no mês de agosto.

Para as Creches, os alunos alternarão entre os Blocos A e B e frequentarão os cinco dias da semana. A EJA (Educação de Jovens e Adultos) terá aulas presenciais nos cinco dias e remoto também, sem a necessidade de revezamento. As equipes gestoras darão estas e todas as outras orientações aos pais ou responsáveis durante a semana de acolhimento, que ocorrerá de 26 a 30 de julho.

Cuidados Necessários

O uso da máscara será obrigatório para crianças acima de 3 anos. Além disso, os estudantes terão a temperatura aferida todos os dias, na entrada, e terão que seguir o distanciamento mínimo de 1m na sala de aula, e 1,5m no refeitório. As janelas permanecerão sempre abertas, e os objetos e materiais escolares não poderão ser compartilhados.

“O mês de agosto será de transição entre o remoto e o presencial. Com um número reduzido de alunos, trabalharemos a cultura dos protocolos sanitários e de distanciamentos para toda a comunidade escolar. Será um trabalho passo a passo, para garantir a conscientização desta ‘nova escola’. Diante dos resultados, avaliaremos a possibilidade de ampliação do número de alunos no presencial, sempre definido de forma integrada com a Secretaria da Saúde”, afirma a secretária de Educação de Jacareí, Maria Thereza Ferreira Cyrino.

Protocolos

Para essa retomada, foram analisados protocolos de órgãos oficiais como OMS (Organização Mundial da Saúde), Instituto Fiocruz, regras do Plano São Paulo, entre outros, que fundamentaram a elaboração dos protocolos da Secretaria Municipal de Educação.

As equipes da Vigilância Sanitária validarão por amostragem o cumprimento de todas as normas municipais, desde os espaçamentos e sinalização das salas de aulas, pátios e demais dependências em creches, EMEIs, EMEFs e EMEIFs.

Legenda: Prefeitura de Jacareí anuncia retorno às aulas presenciais a partir de agosto, seguindo todos os protocolos de saúde