“Viver o Viveiro” terá 8 horas de atividades gratuitas neste domingo (5), com oficinas especiais de papel ecológico e tinta natural

A Secretaria de Meio Ambiente & Zeladoria Urbana de Jacareí, por meio do Núcleo de Educação Ambiental, convida a todos que quiserem passar um dia perto da natureza, para participar de mais uma edição do “Viver o Viveiro”, neste domingo (5), entre 9h e 17h. O Viveiro Municipal Seo Moura fica na Estrada Theófilo Teodoro Resende, 39, Campo Grande.

A programação é diversificada, gratuita e contará com duas oficinas especiais. A primeira é a de papel ecológico, que visa ensinar os participantes a transformar papéis usados em folhas recicladas, reduzindo o impacto ambiental, valorizando o ciclo sustentável dos recursos e criando algo novo enquanto cuida do planeta.

Já a segunda, de tinta natural, é uma jornada de descoberta e conexão com a terra. Os participantes explorarão as cores e texturas que a própria natureza oferece, utilizando a terra para produzir uma tinta de baixo custo, durável e sem impacto ambiental.
Algumas destas atividades necessitam de inscrição prévia, que podem ser feitas diretamente no local, 15 minutos antes de cada uma.

Confira, a seguir, mais detalhes da programação deste domingo (5), de responsabilidade do Instituto Suinã, que realiza ações socioambientais por meio da educação.

• 9h: Abertura
  • 9h às 16h30: Jogos e brincadeiras
  • 9h às 16h30: Trilha autoguiada (Uso obrigatório de sapato fechado)
  • 9h: Yoga
  • 9h15: Trilha guiada “Bola de sementes” (Uso obrigatório de sapato fechado)
  • 10h: Oficina “Papel ecológico”, com Equipe Suinã
  • 11h: Trilha guiada (Uso obrigatório de sapato fechado)
  • 11h30: Doação e troca de mudas
  • 14h: Trilha guiada “Lanço de sementes” (Uso obrigatório de sapato fechado)
  • 15h: Trilha guiada “Bingo da natureza (Uso obrigatório de sapato fechado)
  • 15h30: Oficina “Tinta natural”, com Equipe Suinã
  • 16h: Doação e troca de mudas
  • 17h: Encerramento

Recomendações para as trilhas:

– Roupas, calças compridas, chapéus/bonés e calçados apropriados para prática de atividades físicas;

– Repelente e protetor solar;

– Garrafinha/copo para água;

– É proibida a entrada de animais.

Legenda: “Viver o Viveiro” acontece todo domingo, no Viveiro Municipal de Jacareí