Virada da Mobilidade Urbana começa nesta segunda-feira (22), em Jacareí, com uma dezena de ações de segurança viária

Escutar áudio do texto

Programação vai até 1º de junho e se relaciona com Maio Amarelo, dialogando com motociclistas, pedestres, motoristas, transporte público e outros modais

Aproveitando o Maio Amarelo, a Secretaria de Mobilidade Urbana de Jacareí já realizou uma série de atividades nos últimos dias, trazendo reflexão e segurança no trânsito. Visando ampliar o alcance da mensagem, a partir desta segunda-feira (22), a cidade dá início à Virada da Mobilidade Urbana, com uma dezena de fóruns específicos e direcionados para cada modal separadamente, permitindo que cada segmento receba atenção e cuidado.

“O Maio Amarelo já é uma ação consolidada na sociedade, um momento de refletir e pensar a importância de compartilhar as vias e zelar pela vida. A gente traz a Virada da Mobilidade neste momento, com uma série de encontros, ampliando a mensagem e fazendo de Jacareí uma cidade cada vez mais segura no trânsito”, destaca Edinho Guedes, secretário de Mobilidade Urbana de Jacareí.

O Maio Amarelo é um movimento internacional de conscientização para redução de sinistros de trânsito. O mês foi escolhido pela ONU e a cor simboliza atenção, no mesmo tom usado na sinalização de advertência no trânsito. A Virada da Mobilidade Urbana vem reforçar estes e outros pontos, com foco nas demandas do município.

Confira a seguir, o cronograma da Virada da Mobilidade Urbana:

Dia 22, 19h – “Fórum Virada da Mobilidade: Motociclistas”, no auditório da Secretaria Municipal de Educação, focado em moto clubes, empresas de motofrete e motociclistas em geral.

Dia 23, 8h30 – “Fórum Virada da Mobilidade: Vans escolares”, no auditório do SENAI, focado nos motoristas de vans e ônibus escolares.

Dia 23, 19h – “Fórum Virada da Mobilidade: Ciclistas”, no Centro Educacional Paulo Freire, focado na União Ciclística de Jacareí e ciclistas em geral.

Dia 24, 14h – “Fórum Virada da Mobilidade: Pedestres – PCD”, no CEPAC, com participantes da instituição e familiares, Conselho da Pessoa com deficiência e entidades filantrópicas.

Dia 24, 19h – “Palestra Virada da Mobilidade: Plano de Mobilidade Urbana”, na Sala Mário Lago, com o tema “Como pensar a cidade para o futuro”, ministrada pelos palestrantes Federica Giovanna Fochesato e David Ruiz Bargueño. Evento aberto ao público.

Dia 25, 14h – “Fórum Virada da Mobilidade: Pedestres – Idoso”, na Casa Viva Vida”, com a participação do Conselho do Idoso e o público do centro de convivência.

Dia 26, 18h – “Fórum Virada da Mobilidade: Transporte Público”, no auditório da Câmara Municipal, com líderes de bairros e público em geral.

Dia 27, 9h – “Fórum Virada da Mobilidade: Transporte de Cargas”, no auditório do SEST/SENAT, com lideranças da categoria e caminhoneiros em geral.

Dia 27, 10h – “Fórum Virada da Mobilidade: Transporte Público”, na Creche Municipal Maria José de Araújo Cappelli, no Parque dos Príncipes, com líderes de bairros e público em geral.

Dia 1º de junho, 9h – Encontro Regional de Segurança Viária, no Centro Educacional Paulo Freire, com autoridades e instituições ligadas à segurança viária da região.

Legenda: Virada da Mobilidade Urbana começa nesta segunda-feira (22), em Jacareí, com uma dezena de eventos sobre educação para o trânsito