“Virada da Mobilidade” marca a Semana Nacional do Trânsito em Jacareí

Escutar áudio do texto

Mostrar a importância da caminhada para o indivíduo e suas relações sociais com a cidade. Trata-se de uma abordagem conceitual e prática sobre a infraestrutura física e social da cidade para construção da caminhabilidade: as ruas, as calçadas, as facilidades e as limitações que o espaço urbano impõe ao pedestre. Este é um dos assuntos da palestra “Transformação Urbana Cidadã”, que marca a abertura na “Virada da Mobilidade”, nesta segunda-feira (18), às 19h, no Educamais Jacareí.

As ações da “Virada da Mobilidade” acontecem até o dia 25 de setembro e fazem parte da Semana Nacional de Trânsito promovida pela Prefeitura de Jacareí por meio da secretária de Mobilidade Urbana.

O palestrante desta segunda-feira (18), Lincoln Paiva, é especialista em Planejamento e Gestão de Cidades pela Escola Politécnica da Universidade de São Paulo, Mestre em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade Mackenzie, conselheiro de Políticas Urbanas da cidade de São Paulo, membro da comissão de paisagem urbana da cidade de São Paulo e co-autor do livro “Cidade de Pedestres”.

Segundo ele, a palestra trata questões e elementos fundamentais para a compreensão do conceito de caminhabilidade. “Também será demonstrado como as pessoas se tornaram mais dependentes do automóvel particular. A caminhabilidade é uma ferramenta que permite estudar por que as pessoas caminham ou deixam de caminhar nas cidades e o impacto disso na qualidade de vida das pessoas”, explica o especialista em planejamento e Gestão de Cidades.

Teatro – Uma apresentação teatral aconteceu nessa segunda-feira, às 10h, na sala Mário Lago, Pátio dos Trilhos, centro de Jacareí. A peça infantil ‘O Trânsito e Eu’, que faz parte da “Virada da Mobilidade”, abordou a educação e a prevenção no trânsito de maneira lúdica, contribuindo para a formação crítica das crianças.

A peça conta a história de duas crianças que têm muita coisa em comum, além da vontade de ver sua cidade organizada e com todos vivendo em paz. Ambos tiveram experiências marcantes provocadas pelo abuso de velocidade e desrespeito às leis de trânsito e resolvem conscientizar sua comunidade. A próxima apresentação do dia acontece às 14h, no mesmo local. 

Confira aqui a programação completa da “Virada da Mobilidade”.

(Luciana Valadares/PMJ – Foto: Cristina Reis/PMJ)