Vigilância Sanitária orienta empresários do CIESP sobre o Aedes aegypti

Escutar áudio do texto

A equipe da vigilância sanitária participou da 266ª plenária do CIESP de Jacareí, realizada nesta quinta-feira (25). O objetivo foi mostrar ao grupo de empresários os dados atualizados da Dengue, Zika e Chikungunya no município, além de orientar os presentes sobre as formas de eliminação de criadouros do mosquito Aedes aegypti e como detectar os sintomas das doenças em alguma pessoa.

Segundo Débora Rodrigues, Gerente da Vigilância Sanitária de Jacareí, o espaço aberto pelo CIESP para falar com os empresários foi fundamental para dar prosseguimento às orientações sobre as doenças transmitidas pelo mosquito.

“Nosso trabalho está sendo conversar com o maior número de pessoas aqui em Jacareí. O CIESP nos convidou para falar sobre o cenário da dengue em nosso município e orientar as pessoas a eliminar os criadouros e como proceder em casos de pessoas já infectadas”, disse.

“Esse trabalho de educação preventiva é constante, independentemente da época, se é fase epidêmica ou não. É um trabalho que a Prefeitura realiza ao longo de todos os anos, porém, está sendo intensificado agora por conta do aumento no número de casos no Brasil”, acrescentou.

Atenção total – O Diretor da Vigilância Saúde de Jacareí, Humberto Guilarducci, comenta que o momento é de alerta e a participação de todos na eliminação dos criadouros é fundamental.

A Vigilância Sanitária de Jacareí informa que o cidadão pode ajudar a denunciar possíveis locais criadouros do mosquito ligando para o telefone 0800 163 010.
Caso a pessoa apresente sintomas como: dor abdominal intensa, vômitos persistentes, queda abrupta na temperatura do corpo, sangramentos, agitação ou sonolência, choro persistente em crianças, tontura, desmaio, pele fria e pálida e diminuição da quantidade de urina, deve procurar um posto de saúde imediatamente.

(Secretaria de Comunicação/PMJ)