Vigilância Sanitária de Jacareí amplia ações de orientação a estabelecimentos essenciais

Após o anúncio realizado pelo Governo do Estado, sobre a ida para a Fase Vermelha do Plano São Paulo na cidade de Jacareí (e região), a Secretaria de Saúde, por meio da Vigilância Sanitária, intensificou as ações de orientação e fiscalização de estabelecimentos considerados essenciais na cidade. Demais estabelecimentos seguem impedidos de abrir.

Com o objetivo de garantir que todos adotem as medidas de prevenção contra a disseminação da Covid-19, cumprindo o Decreto Municipal número 18, de 23 de janeiro de 2021, equipes de fiscais da Vigilância Sanitária estão visitando os estabelecimentos essenciais em todas as regiões de Jacareí, realizando abordagens educativas.

Durante as ações, são enfatizadas as necessidades de tomada de medidas fundamentais para evitar a disseminação do Coronavírus, tais como: disposição de álcool em gel nos estabelecimentos que podem receber público, utilização obrigatória de máscara por funcionários e clientes, além do distanciamento social. As equipes também reforçam a necessidade do cumprimento do horário permitido de funcionamento nos estabelecimentos, conforme estabelecido pelo Plano São Paulo.

Força-tarefa

Até o momento, a Vigilância Sanitária realizou orientações em 41 estabelecimentos na região central da cidade, 262 atendimentos na região do Parque Meia-Lua e 84 na região do Cidade Salvador.

Além disso, uma força-tarefa entre Vigilância Sanitária, Guarda Civil Municipal e Polícia Militar está sendo realizada no período noturno, em todas as regiões da cidade, para combater aglomerações e desrespeitos às normas do Governo do Estado. Somente nas últimas semanas, 107 estabelecimentos já foram alvo de fiscalização e 20 foram interditados.

Denúncias podem ser feitas pelo telefone 153.

Legenda: Rua no Centro de Jacareí durante fase vermelha, somente com estabelecimentos essenciais abertos ao público