VIGILÂNCIA DA FEBRE MACULOSA BRASILEIRA

OBJETIVO

Monitorar a presença do vetor (carrapato Amblyomma sp.), identificar as áreas de risco e orientar a população sobre a doença.

PÚBLICO ALVO

População em geral.

INDICADORES

Os indicadores utilizados para monitoramento deste programa são:

• Sem óbitos pela doença.

POLÍTICA NORTEADORA

As ações deste programa estão fundamentadas nas seguintes políticas norteadoras:

MATERIAIS COMPLEMENTARES

Para conhecer melhor sobre esse programa, acesse os conteúdos a seguir:

EQUIPE DE PROFISSIONAIS

A equipe da Secretaria de Saúde que participa deste programa é constituída pelos:

Profissionais do Departamento de Vigilância de Zoonoses, Médicos Veterinários e Agentes de Combate às Endemias.

VISÃO INTERSETORIAL

Para realizar o Programa de Vigilância da Febre Maculosa Brasileira é necessária a participação intersetorial dos seguintes atores com as respectivas atribuições:

Secretaria de Saúde: garantia de insumos, como: gelo seco, material para coleta, laboratório e transporte; orientação e acompanhamento dos casos na área.

Secretaria de Educação: formação de multiplicadores.

Secretaria de Desenvolvimento Econômico: monitoramento da área rural.

Secretaria de Governo e Planejamento: orientação aos empreendimentos imobiliários em áreas de risco.

Secretaria de Infraestrutura: alertar as obras em áreas de risco.

Secretaria de Comunicação: divulgação das campanhas educativas e criação da arte para os folders.

Secretaria de Administração e Recursos Humanos: fornecimento de EPI e contratação de servidores.

Secretaria de Meio Ambiente e Zeladoria Urbana: orientação aos funcionários da capina, recolhimento de equinos, acompanhamento de animais abandonados e comunitários e manutenção das praças e áreas verdes.

SAAE: orientação sobre os riscos.

Procuradoria geral: reintegração de áreas invadidas.

Legislativo: criação e aprovação de leis.

População: apoio na eliminação das condições propícias para a proliferação de doenças.

GVE (Grupo de Vigilância Epidemiológica): planejar, executar, gerenciar e monitorar as ações de prevenção e controle de doenças e agravos no nível regional.

Superintendência de Controle de Endemias – SUCEN: suporte técnico e capacitação dos servidores.

LOCALIDADES

• Serviço de campo em todo o município.
  • Laboratório de triagem: Av. Japão, 333, Jardim Siesta, Jacareí/SP.
  • A sorologia de animais é enviada para laboratório de referência em São Paulo/SP.
  • As amostras de carrapatos são enviadas para o laboratório regional da SUCEN em Taubaté.

ODS
O Programa PROGRAMA VIGILÂNCIA DA FEBRE MACULOSA BRASILEIRA do município de Jacareí contribui para os seguintes Objetivos do Desenvolvimento Sustentável:

POLÍTICA NACIONAL DE PROMOÇÃO DA SAÚDE
Este Programa atende à Política Nacional de Promoção da Saúde (PNPS) pois permeia os temas transversais: Determinantes Sociais de Saúde, Equidade e Respeito à Diversidade, Desenvolvimento Sustentável, Produção de Saúde e Cuidado, Ambientes e Territórios Saudáveis, além dos Eixos de Territorialização, Articulação e Cooperação Intersetorial e Intrasetorial, Rede de Atenção à Saúde e Vigilância, Monitoramento e Avaliação.

GALERIA

Mais informações pelo e-mail: [email protected]