Vacinar-se é proteger você e toda a cidade

Escutar áudio do texto

Manter a saúde em dia e se prevenir contra doenças é essencial. Além disso, é sempre bom lembrar que a vacinação é uma atitude necessária em todos os estágios da vida.

Quem não se vacina coloca a própria saúde em risco e também a de outras pessoas com quem tem contato, como familiares e amigos. Além disso, pode contribuir para aumentar a circulação de doenças.

Por isso, tomar vacinas é a melhor maneira de se proteger de uma variedade de doenças graves que podem até levar à morte.

Outro ponto importante é lembrar que vacinação não se restringe a crianças e adolescentes. Além de levar os filhos para serem vacinados, é fundamental que os pais fiquem atentos para quais vacinas são necessárias para cada idade. Por isso, existe um calendário de vacinação específico para recém-nascidos e crianças, bem como para pré-adolescentes e adolescentes, adultos, idosos e até para gestantes.

Em Jacareí, as Unidades de Saúde oferecem imunização para mais de vinte doenças diferentes, totalizando 83 mil doses disponíveis além de campanhas esporádicas, como a vacinação contra gripe, seguindo recomendações do Ministério da Saúde. A vacinação é gratuita em todos os postos de saúde do município.

Muitas doenças que eram comuns no passado deixaram de ser um problema de saúde pública graças ao aumento no número de pessoas vacinadas. Então faça sua parte, vacine-se.