UPA Dr. Thelmo de Almeida Cruz é contemplada pelo projeto de telecardiologia do PROADI-SUS

Escutar áudio do texto

Agora, exames de eletrocardiograma de urgência realizados na Unidade terão laudo emitido, em tempo real, pelo Hcor

A Prefeitura de Jacareí, por meio da Secretaria de Saúde, informa que a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) Dr. Thelmo de Almeida Cruz, em Jacareí, acaba de obter uma conquista de alta relevância em benefício da população atendida pelo serviço. A UPA foi contemplada pelo projeto de telecardiologia do PROADI-SUS e, a partir de agora, os exames de eletrocardiograma de urgência realizados na Unidade terão laudo emitido, em tempo real, pelo Hcor.

A telecardiologia é uma das especialidades mais beneficiadas pelas inovações tecnológicas que permitem a troca de informações online na área da saúde. Todo o processo é feito em um sistema apropriado e seguro de gerenciamento de informações e imagens. 

Entre os principais diferenciais da cardiologia via telemedicina em relação à convencional é o laudo a distância de exames como o eletrocardiograma. O resultado da avaliação é enviado pela internet para uma central online, que a distribui para sua equipe de especialistas. Os médicos do HCor envolvidos no projeto acessam os dados dos exames e podem laudar, a qualquer momento e de qualquer lugar.

“Nós já recebemos os equipamentos necessários e promovemos o treinamento aos profissionais que ficarão responsáveis pela realização dos exames. Com isso, já podemos dar início efetivo à utilização e usufruir do sistema disponibilizado. Os principais benefícios para a população são a redução de filas de espera, bem como a qualificação de profissionais de referência em todo o país para a avaliação e definição de desfechos clínicos”, explica o médico Dr. Danilo Blanco, que é Diretor Técnico da UPA Dr. Thelmo de Almeida Cruz.

O Programa de Apoio ao Desenvolvimento Institucional do Sistema Único de Saúde (PROADI-SUS) tem o objetivo de apoiar e fortalecer o SUS em parceria com o Ministério da Saúde, por meio de projetos de capacitação de recursos humanos, pesquisa, avaliação e incorporação de tecnologias, gestão e assistência especializada.


LEIA MAIS