Universalização do tratamento de esgoto: Prefeitura de Jacareí e Ministério do Desenvolvimento Regional assinam termo para duplicação da ETE Central

O ano começou com uma importante notícia para a qualidade de vida de Jacareí, com a confirmação do início das obras de duplicação da Estação de Tratamento de Esgoto Central (ETE), no Parque dos Sinos. O benefício foi alcançado por meio de um Termo de Compromisso, firmado entre a Prefeitura Municipal e a Secretaria Nacional de Saneamento (vinculada ao Ministério do Desenvolvimento Regional), na última semana de 2020.

O valor total de repasse corresponde a R$ 23.265.496,55 e torna-se mais um passo importante na universalização do tratamento do esgoto, meta da atual gestão e compromisso do SAAE (Serviço Autônomo de Água e Esgoto), de Jacareí. As obras começam no primeiro trimestre e a duplicação já está licitada. A ordem de serviço deve sair ainda este mês e serão realizadas para atender o Plano de Saneamento Integrado nas Bacias de Esgotamento de Jacareí – Bacia do Rio Paraíba do Sul.

O secretário de Governo de Jacareí, Celso Florêncio, comenta a importância da obra: “É de extrema relevância não só para Jacareí, mas para todas as cidades ao redor do rio Paraíba. Abastece milhões de pessoas na região e parte importante do estado do Rio de Janeiro”.

Atualmente, o SAAE trata 78% do esgoto no município, o que representa a maior parte da região leste. Com a obra de duplicação da estação, todo o esgoto da região oeste do município será tratado, atendendo cerca de 40 bairros, que realizam lançamentos irregulares em córregos da cidade, contaminando o meio ambiente.

Mais que o dobro – Importante desafio nos municípios, o índice médio de tratamento de esgoto no Brasil é de 45% (Instituto Trata Brasil). Assim, Jacareí entra para o seleto grupo de cidades do país com índices elevados de tratamento, atendendo exigências ambientais, compromissos firmados com a Justiça e, especialmente, a população da cidade. Mais de 90% de todo o esgoto de Jacareí será tratado.

Visita do Ministro – Em novembro do ano passado, o Ministro do Desenvolvimento Regional, Rogério Marinho, e o secretário nacional de Saneamento, Pedro Maranhão, estiveram em Jacareí e participaram da cerimônia de entrega do sistema de macrodrenagem na região do Vale do Córrego do Turi. Na ocasião, visitaram, ao lado de Celso Florêncio, outros pontos da cidade e viram de perto o trabalho realizado, incluindo outras obras feitas em parceria com o Ministério.

Na oportunidade, o ministro declarou: “Estamos revitalizando a Bacia do Rio Paraíba do Sul e, ao mesmo tempo, melhorando a qualidade de vida da população”, encerrou, reconhecendo a importância da duplicação.

Legenda: Estação de Tratamento Central, no Parque dos Sinos, que será duplicada