Unidades de Saúde são revitalizadas em Jacareí e aprimoram suas estruturas

UMSF Igarapés, UBS Santa Cruz dos Lázaros e UMSF Jardim Yolanda receberam melhorias em seus espaços

Foram finalizadas, nesta semana, as reformas nas estruturas de três Unidades de Saúde de Jacareí. A Unidade Municipal de Saúde da Família do Igarapés, a Unidade Básica de Saúde do Santa Cruz dos Lázaros e a Unidade Municipal de Saúde da Família do Jardim Yolanda.

O custeio de todas as reformas veio de emendas impositivas e recursos federais. No bairro dos Igarapés, a unidade que acompanha cerca de 1.290 munícipes recebeu melhorias nas instalações elétricas e na pintura, totalizando um valor de R$ 148 mil reais, vindos das emendas impositivas apresentadas por alguns vereadores de Jacareí.

Já a UBS Santa Cruz dos Lázaros recebeu a reforma também das instalações elétricas e pintura geral, melhorando a estrutura do local que atende em média 27.912 pessoas. A obra, que custou R$ 148.626,46 mil reais, foi realizada via recurso PMAQ (Programa de Melhoria de Acesso e Qualidade na Atenção Básica), do Governo Federal. E, por fim, a reforma das instalações elétricas e pintura geral da UMSF Jardim Yolanda, que atende 10.476 pacientes cadastrados, custou R$ 127.134,00, vindos das emendas impositivas de alguns vereadores da cidade.

De acordo com a Diretora de Atenção Básica Marilis Cury, “foi muito importante reformar essas unidades porque é uma sinalização do respeito da Secretaria de Saúde com os munícipes. Esses equipamentos são essenciais por serem altamente vinculados à comunidade e, a partir de agora, poderemos oferecer espaços mais acolhedores para a população assistida”, pontou.

Atenção Básica – Na Diretoria de Atenção Básica, as Unidades Básicas de Saúde são a porta preferencial de entrada do Sistema Único de Saúde (SUS). São ofertados atendimentos como consultas médicas, odontológicas, enfermagem, atendimentos psicológicos e atendimentos de equipes multidisciplinares que realizam o acompanhamento dos indivíduos de cada território, ao longo de todas as fases da vida.

Além disso, as unidades também realizam ações de prevenção, como as Campanhas de Vacinação e ações de promoção da saúde, por exemplo, atividades coletivas e educacionais.

Legenda: Fachadas das UMSF Igarapés, UBS Santa Cruz dos Lázaros e UMSF Jardim Yolanda após revitalização