Unidades de Saúde de Jacareí se mobilizam para o ‘Dia D’ da vacinação contra gripe no sábado (13)

Escutar áudio do texto

No próximo sábado (13), acontece o Dia D da vacinação contra a gripe em Jacareí. Das 8h às 17h, as 15 Unidades Médicas de Saúde da Família (UMSF) e as duas Unidades Básicas de Saúde (UBS) estarão mobilizadas oferecendo a imunização para os grupos prioritários.

Em 2016, o Dia D atingiu 6.700 pessoas em Jacareí. A expectativa deste ano é atingir 10 mil pessoas.

Conforme cronograma oficial, a campanha de vacinação contra a gripe acontece até o dia 26 de maio e qualquer pessoa que pertença aos grupos considerados prioritários pode procurar uma unidade de saúde para tomar a vacina.

É muito importante que todos envolvidos no grupo de risco se imunizem, uma vez que estão mais suscetíveis a contrair o vírus da gripe e, no caso de contrair a doença, terem consequências mais graves de saúde, principalmente idosos e pessoas que tenham doenças crônicas”, afirma Ricardo Buchaul, diretor de Vigilância à Saúde de Jacareí.

A expectativa, até o fim da campanha, é de vacinar 65 mil pessoas. Dados do dia 10 de maio registraram que a campanha contra a gripe de 2017 já atendeu 31.300 pessoas em Jacareí, cerca de 48% da meta prevista.

Neste ano, a fórmula da vacina é trivalente e garante a proteção contra os três tipos de vírus que mais circularam, em 2016, no hemisfério sul: influenza A (H1N1e H3N2) e influenza B.

Grupos prioritários – Têm direito à imunização os doentes crônicos em geral; crianças de seis meses e menores de cinco anos; todas as gestantes em qualquer idade gestacional; todas as mulheres no período até 45 dias após o parto;trabalhadores de saúde dos serviços públicos e privados, nos diferentes níveis de complexidade; povos indígenas;indivíduos com 60 anos ou mais; adolescentes e jovens de 12 a 21 anos de idade sob medidas socioeducativas; população privada de liberdade e funcionários do sistema prisional.

Prevenção – Além da vacinação para os grupos prioritários, é importante que a população tome atitudes que ajudem a prevenir a propagação do vírus, como lavar e higienizar as mãos com frequência; utilizar lenço descartável para higiene nasal; cobrir nariz e boca quando espirrar ou tossir; evitar tocar mucosas de olhos, nariz e boca; higienizar as mãos após tossir ou espirrar; não compartilhar objetos de uso pessoal, como talheres, pratos, copos ou garrafas; manter os ambientes bem ventilados e evitar contato próximo a pessoas que apresentem sinais ou sintomas de gripe.

Câncer Bucal – Em paralelo à vacinação contra a gripe, acontece a Campanha de Prevenção ao Câncer Bucal. A intenção é aproveitar a presença, principalmente de idosos, nas unidades para avaliar e diagnosticar precocemente, caso exista, algum sintoma da doença, que está entre os dez tipos de câncer mais comuns em 2016.

(Guilherme Mendicelli/PMJ)