Últimos encontros do ‘Participa Jacareí’ reuniram mais de 200 pessoas nas regiões do Rio Comprido e Jardim Primavera

As duas últimas reuniões do ‘Participa Jacareí’ ocorreram no início desta semana, na EMEF Prof. Maria Luiza de Souza Vasquez, no Rio Comprido, na segunda-feira (27); e na EMEF Célia Guedes, no Jardim Primavera, na terça-feira (28).

Assim, termina o ciclo de 19 audiências públicas realizadas, com mais de 100 bairros ouvidos, dentro da área de abrangência. A agenda destas reuniões públicas objetivou discutir, informar e prestar contas dos trabalhos do projeto de LOA (Lei Orçamentária Anual), mais o Plano Plurianual 2022-2025.

Rio Comprido e Região

Mais de dez moradores e lideranças locais usaram o direito à fala no encontro no Rio Comprido. Daniela Almeida Pastor, de 40 anos, estava acompanhada da filha Mirella, de 10, aluna da EMEF Profa. Maria Luiza de Souza Vasquez, em que ocorria o evento. Ela elogiou a qualidade da escola, moderna e bonita como de outras áreas da cidade, mas pediu melhorias na área de lazer. “Uma quadra de concreto deixaria aqui ainda melhor para nossas crianças”, pontuou.

O pedido por uma área de lazer também foi reivindicação de Luzineide Pereira da Silva, 59 anos. Mas do lado de fora da escola. “Aqui tem muito idoso e uma academia ao ar livre traria qualidade de vida, um espaço para caminhar”, reforçou.

O debate foi amplo e outros temas foram abordados. Na Mobilidade Urbana, o fluxo de veículos na entrada da região do Villa Branca é um tema que alerta os moradores. Saúde e Infraestrutura também foram falados.

Sonho da Regularização

Deusdete Alves de Araújo, 35 anos dos seus 76 morando no Rio Comprido, ficou satisfeito ao saber que a regularização finalmente está chegando. “Eu sou pedreiro e vi muita gente construindo aqui. Agora vão poder ter o documento. A gente quer ver o bairro cada vez melhor e lutamos por isso”. Celso Florêncio, secretário de Governo e Planejamento de Jacareí, prestou conta dos investimentos realizados pela Prefeitura e explicou sobre o andamento do processo. “É um pouco demorado porque tem prazos de cartório, a emissão do título de residência, mas está acontecendo, obedecendo uma lógica de quadra a quadra”.

Para realizar a regularização fundiária do núcleo do Rio Comprido, a Prefeitura de Jacareí constituiu uma equipe multidisciplinar, em 2019, sob a coordenação da Secretaria de Planejamento, com auxílio da Fundação Pró-Lar e da Secretaria de Assistência Social. Desde então, a regularização dos imóveis, sonho de centenas de famílias da área, está cada vez mais perto de acontecer.

Primavera e Região

A reunião na EMEF Célia Guedes, no Jardim Primavera, na noite de terça-feira (29), ficou marcada por valioso debate entre secretários e secretárias da Administração Municipal e a população, em pautas sobre meio ambiente, mobilidade urbana, saúde e segurança pública.

Marcelo Fortes, secretário-adjunto de Governo e responsável por apresentar metas e resultados, comentou sobre o evento: “O desenvolvimento de uma cidade precisa ser construído de mãos dadas com a população. O ‘Participa Jacareí’ tem esse objetivo. Ouvimos mais de 100 bairros e centenas de pessoas que elogiaram, sugeriram, criticaram, que contribuíram para o Planejamento dos próximos anos”, pontuou.

Presente nas duas noites, a secretária de Saúde e vice-prefeita de Jacareí, Rosana Gravena, encerrou os encontros esclarecendo as dúvidas e reforçando que o que existe de mais importante no ‘Participa Jacareí’ é a troca e o diálogo, para que o orçamento municipal seja uma decisão coletiva.

Legenda: Moradores e lideranças de bairro estiveram presentes no ‘Participa Jacareí’ na noite da segunda-feira (27), no Rio Comprido; e na noite de terça-feira (28), no Jardim Primavera