Três quilômetros de novos guardrails! Secretaria de Mobilidade Urbana de Jacareí instala proteção metálica em diversas vias da cidade

A Prefeitura de Jacareí, por meio da Secretaria de Mobilidade Urbana, segue ampliando a segurança viária da cidade. Neste primeiro semestre, a partir de estudo técnico e seguindo cronograma de obras, foram instaladas defensas metálicas, conhecidas como guardrails, em pontos de risco, especialmente nas vias com algum histórico de incidentes.

A Avenida dos Migrantes, no Parque Meia-Lua, agora conta com 1.200 metros de proteção. Já a região central, próximo ao Parque da Cidade, no trecho que margeia o Córrego do Turi, igualmente recebeu a barreira física. Trata-se de uma antiga demanda de quem passa pelo local, por ser uma área de elevado fluxo. “É um trabalho feito com cautela, focado também na correção de erros do passado, em vias que deveriam ter recebido os guardrails há muito tempo. É o caso do Prolongamento do Santa Maria, que vai receber a proteção, na próxima fase das obras”, explica Edinho Guedes, Secretário de Mobilidade Urbana de Jacareí.

No total, serão instalados 3 quilômetros de guardrails, em diversas localidades, garantindo a segurança dos condutores e pedestres. Além dos já citados, os bairros Maria Amélia, Primeiro de Maio, Parque Imperial, Vila Zezé, Parque Califórnia, Jardim Bela Vista e Pagador Andrade também fazem parte dos trechos atendidos. “Mas vale reforçar: respeitar os limites de velocidade e as regras de trânsito são fundamentais para preservar a vida. A proteção é complementar aos bons hábitos”, encerra Edinho.

Confira, a seguir, a relação completa com metragens dos novos guardrails, vias e bairros, já instalados:

• 1200 metros, na Avenida dos Migrantes, Parque Meia-Lua;
  • 400 metros, na Avenida do Cristal, Parque Califórnia;
  • 400 metros, na Rua João Porto, Jardim Bela Vista;
  • 100 metros, na Estr. Mun. Abade Biagino Chieffi, Pagador Andrade;
  • 64 metros, na Rua Antônio Nunes de Moraes, Jardim Pereira do Amparo, próxima ao Pq. Da cidade;
  • 20 metros, na R. dos Professores, Primeiro de Maio;
  • 20 metros, na Avenida João Alves de Oliveira, Parque Imperial;
  • 16 metros, na Rua Manoel Urbano de Souza, Vila Zezé;
  • 8 Metros, na Rua Antônio Izau, Jardim Bela Vista.

Guardrails

Conhecidos também como Muretas de Proteção ou Defensas Metálicas, os Guardrails são dispositivos de proteção contínua, feitos por perfis metálicos, e capazes de absorver grandes impactos. Geralmente, são instalados em vias de grande circulação de veículos ou em trechos com ocorrências de acidentes. O principal objetivo é conter veículo automotor desgovernado.

Legenda: Secretaria de Mobilidade Urbana de Jacareí instala guardrails em diversas vias da cidade