Treinamento ensina técnicas de prevenção e combate a incêndios em área rural

Escutar áudio do texto

O período de estiagem se intensifica, trazendo uma preocupação para os agentes da Defesa Civil e Bombeiros: as queimadas, que atingem principalmente a área rural. Conforme levantamento da Defesa Civil de Jacareí, cerca de 80% das ocorrências de incêndios ou queimadas ocorre na área rural. Com o objetivo de prevenir e conscientizar a população para auxiliar no combate a incêndios em matas, Jacareí sediou na quinta (10) e sexta (11), o treinamento promovido pelo Sindicato Rural e SENAR/SP (Serviço Nacional de Aprendizagem), com apoio da Defesa Civil do município.

A preocupação com as queimadas motivou o técnico de segurança do trabalho, Emerson de Oliveira, que também é produtor rural, a participar do treinamento. “Este curso me chamou a atenção justamente em função do que podemos viver nos próximos meses, com a ausência de chuvas. E poder ajudar na prevenção e combate das queimadas é muito importante”, diz ele. O produtor reforça ainda que “as queimadas não só causam poluição, mas matam muitos animais, como as abelhas que ajudam na polinização das plantações”.

Multiplicador

Outro participante do curso, o jovem Alessandro dos Reis, 22 anos, destacou a oportunidade de se tornar um multiplicador na comunidade e também junto à família. “Aprendemos a combater, mas principalmente a prevenir queimadas. Muitas vezes, na própria família tem gente com o costume de amontoar lixo ou restos de folhas e atear fogo, podendo causar uma queimada de grande proporção”.

Treinamento

O treinamento reuniu agentes da Defesa Civil e mais 10 voluntários. Além da parte teórica, ensinou técnicas de proteção individual, utilização e confecção de equipamentos como o chicote abafador, usado no combate a focos de incêndio. O evento foi realizado, seguindo as normas de segurança e prevenção sanitária, como distanciamento e uso máscara.