Transporte público ganha aplicativo para as linhas de ônibus, com versão para pessoas com deficiência visual

Entrou em operação Jacareí o aplicativo Cittamobi, que permite acompanhar pelos smartphones, tablets e PCs o itinerário dos ônibus nas linhas e nos pontos de ônibus. O lançamento aconteceu na manhã desta sexta-feira (19), na sede da Prefeitura.

Com o aplicativo, os usuários podem ter informações antes mesmo de sair de casa sobre os pontos mais próximos e em quanto tempo os ônibus vão passar pelos pontos. O Cittamobi possui uma versão para deficientes visuais com informações por meio de áudio que avisam quando os ônibus estão se aproximando dos pontos de parada.

O aplicativo é gratuito e está disponível nas versões Android pelo Google Play e IOS pelo APP Store. O aplicativo pode ser baixado pelo site (www.cittamobi.com.br). Também é possível acessar o serviço diretamente no site e acompanhar por meio de mapas toda as linhas.

O Cittamobi funciona com mapeamento dos pontos de ônibus, das linhas e de seus itinerários e, por meio de GPS (sigla em inglês para sistema de posicionamento global), fornece as informações em tempo real e também em escala programada. Os usuários podem se cadastrar no site e usar possibilidades como a marcação de pontos e linhas favoritas, que permite visualização mais fácil, de forma automática.

A implantação do Cittamobi em Jacareí foi feito em parceria entre a Prefeitura e Diretoria de Transporte, e da empresa que opera o serviço no município, a Jacareí Transporte Urbano (JTU).

Segundo o prefeito Hamilton Ribeiro Mota, que participou hoje da cerimônia de lançamento do aplicativo no auditório da Prefeitura, as facilidades e comodidades oferecidas pelo Cittamobi representam uma mudança na vida de todos os usuários do transporte coletivo de passageiros e principalmente para os deficientes visuais, que passam a contar com mais segurança, conforto e autonomia para se deslocarem pelo município. “O transporte público é um desafio permanente para a gestão pública e essa tecnologia, com este aplicativo, vai beneficiar toda a população e aumentar a inclusão para os deficientes visuais, que ganham mais autonomia e segurança para andar nos ônibus na cidade”, afirma.

De acordo com Nilson Ivano, analista da empresa Cittati, que fornece o Cittamobi, o aplicativo também fornece um sistema de alarme que avisa quando o ônibus está chegando na parada onde o usuário vai descer. “Dá para tirar aquele cochilo sem medo de passar do ponto onde a pessoa vai descer”, afirma. Segundo ele, Jacareí é a 33ª cidade a contar com o Cittamobi, que possui cerca de 3,5 milhões de usuários, sendo 125 mil deficientes visuais.

Lançamento
Na cerimônia de lançamento do aplicativo participou também o desenvolvedor de programas Luiz Eduardo Porto, que tem deficiência visual e desenvolveu a versão para pessoas nas mesmas condições.

Porto mostrou a moradores da cidade como utilizar o aplicativo em seus telefones e tirar dúvidas diretamente com o criador do programa. “Para o deficiente visual, além do tempo de espera nos pontos de ônibus, também há situações como estar sozinho em um ponto e não poder contar com a ajuda de outras pessoas para avisar quando os veículos estão chegando, por exemplo. Este aplicativo proporciona mais qualidade de vida para toda a população”, afirma.

Nícolas de Souza Alves tem 18 anos, perdeu a visão ainda bebê, mora no bairro Cidade Salvador e participou ontem da cerimônia de lançamento do aplicativo. Ele afirma que pretende cursar Jornalismo e conta com o aplicativo para garantir um deslocamento com mais segurança e comodidade.

“É um aplicativo bem interessante que vai ajudar todas as pessoas e que pode me dar muito mais autonomia para andar pela cidade”, afirma ele. Elenice de Souza Alves, mãe de Nícolas, afirma que, atualmente, durante todos os deslocamentos do filho no transporte público, ela o acompanha. “Ele, desde pequeno, procura fazer tudo sozinho e tem muita força de vontade. Acho que este aplicativo vai seu muito útil para meu filho.

(Secretaria de Comunicação Social)