Tocando Futuro 15 anos: Alunos fazem apresentação especial amanhã

Escutar áudio do texto

Os alunos do Tocando o Futuro fazem uma apresentação especial na manhã deste sábado (10) para comemorar os 15 anos do projeto. O evento começa às 9h, na quadra do Jardim das Indústrias ( Avenida das Indústrias, 760, Vila Zezé).

Criado com o objetivo de ensinar cidadania por meio da música, o projeto Tocando o Futuro é uma iniciativa do Centro de Ações Preventivas da Secretaria de Segurança e Defesa do Cidadão, e atende no total 100 alunos, sendo 14 da turma de adultos. Há cerca de dois anos, o projeto Tocando o Futuro ampliou seu atendimento para adultos. “A iniciativa surgiu ao notarmos o interesse de alguns pais de alunos em aprender a tocar instrumentos. Hoje temos uma turma de 15 alunos”, diz o instrutor  Carlos Silva.

Na apresentação de sábado, o instrutor Carlos Silva explica que será um momento de integração entre os alunos. “Vamos tocar o Hino Nacional, o tema do Tocando o Futuro e mais umas três músicas. Não é uma apresentação muito extensa, pois o objetivo é promover um momento de integração e dar a chance de que todos participem, incluindo os que chegaram recentemente”, comenta.

Rumo para a garotada – Giovana Tainá Moreira de Sousa, 14 anos, começou a frequentar as aulas do projeto este ano. “Estou conseguindo aprender bem e já comecei a tocar violão. E como também gosto de cantar, o instrumento me ajuda muito na afinação”, revela.

Mas o guarda civil Henrique Bortolato Neto reforça que, além da música, o projeto tem como base formar cidadãos: “Não há outra forma de prevenir a violência se não for por meio da Educação e de projetos de inclusão como esporte, música e artes. Projetos com o Tocando o Futuro vão colocando rumos para a criançada. O aluno pode até não ser um futuro músico, mas o que aprende aqui pode levar para a vida toda”.

E um exemplo disso é o músico e ex-aluno do Tocando o Futuro, Rodrigo dos Santos. Ele chegou ao projeto com 11 anos e hoje, aos 24 anos, integra a dupla musical Gil e Rodrigo, que faz shows inclusive por países da América Latina como o Uruguai.