Terceira ponte: quase 50% da interligação viária entre avenidas já está concluída

As obras de interligação viária entre as Avenidas Malek Assad e Presidente Humberto de Alencar Castelo Branco, para a construção da terceira ponte sobre o Rio Paraíba do Sul, já estão quase 50% concluídas. Ao longo de toda a via, a primeira etapa de movimentação de terra foi concluída, passando para a etapa de corte e preparação, drenagem e pavimentação.

A execução da ponte segue conforme previsto em cronograma, tendo já alcançado 100% da execução das fundações, contenção de barrancos e apoios. Para o trecho do viário, dos dois lados, tanto da Av. Castelo Branco, como da Av. Malek Assad, está prevista a conclusão dos serviços de drenagem e infraestrutura de iluminação para, em seguida, seguir com a execução de pavimentação, passeios e ciclovias.

Os serviços de galeria de drenagem no trecho saindo da Malek Assad e do muro de divisa da Escola Agrícola (ETEC Cônego José Bento), e a empresa Dow, estão 100% prontos, além das vigas, que estão concretadas para o içamento.

O eixo que fará a interligação entre a Avenida Malek Assad e as margens do Rio Paraíba, até o local de construção da terceira ponte, fica localizado em uma área de 12.950 metros quadrados, que foi doada pelo Governo do Estado, em 1990.

A Prefeitura de Jacareí deu início aos trabalhos em junho do ano passado, depois de décadas de espera. “Além de reduzir o tempo de deslocamento de usuários de transporte coletivo e de motoristas entre a Região Leste, a mais populosa, e Oeste, onde se encontra a maior parte do parque industrial da cidade, o novo eixo viário reduzirá, significativamente, os congestionamentos na região central da cidade, principalmente em horários de pico”, destaca o secretário de Governo de Jacareí, Celso Florêncio.

CAF – A terceira ponte está saindo do papel com recursos do contrato de financiamento externo, firmado entre a Prefeitura de Jacareí e o Banco de Desenvolvimento da América Latina (CAF). O trecho da ponte tem previsão de conclusão no segundo semestre de 2021, mas a entrega final de todo o sistema viário na região está para o primeiro semestre de 2022.

Legenda: Obras da Terceira Ponte estão aceleradas